Iluminar os dias, continuando a sonhar que é possível viver...

Minha foto
Setubal, Portugal
Um abraço, uma palavra, um sorriso... um caminho que poderá ser muito longo. Afinal é possível.

terça-feira, 19 de junho de 2007

Estar doente é uma profissão a tempo inteiro...

(cont.Diário)

21 Julho 2006
Uma semana depois de ter saido do hospital, lá voltei para retirar os pontos.

2 semanas depois, telefonema do hospital para consulta com a Dra Antónia, uma semana antes do marcado inicialmente. Pensa-se logo o pior.
Cedo descobrimos que estar doente não é para todos, há que ter um bom estômago...e o meu tem dias que é muito frágil. E hoje vou saber resultado da analise feita aos nodulos tirados, a qualidade do "bicho".

Coincidência... apercebi-me que inconscientemente sempre que me desloco ao hospital vou vestida de branco. No dia que fui internada ia de branco, para os exames também, e hoje: Jeans brancos e uma tshirt branca. Como se espiritualmente essa fosse a minha condição, neutra.Nunca de preto, quando eu visto preto quase diariamente.Estava sem grandes pressas, para saber o resultado, as oito senhoras que lá estavam entraram uma a uma, sem se demorarem muito e acabei por ser a ultima a entrar no consultório. A Dra estava com alguma pressa e só me disse:" Olá Isabel, mostra lá essas cicatrizes bem feitas". Disse-lhe que mexia bem o braço direito, ao qual me foi retirado os 33 gânglios e ela continuou: "...temos aqui coisas boas, mas temos uma má". As boas não me disse, e a má foi um balde de água gelada:"... temos um gânglio positivo, com doença, vou passar-te para oncologia, vais ter de fazer quimioterapia, para pudermos todos dormir descansados".Não me atrevi a perguntar-lhe mais nada, e lá fui com uma carta na mão, encaminhada ao oitavo piso, marcar consulta de oncologia.Enquanto esperava o elevador, as lágrimas corriam silenciosamente enquanto pairava o tormento : não conheço ninguém que tivesse este diagnóstico! sou mesmo ignorante! eu sei que isto significa que já estava a começar a invadir tecidos vizinhos...mas foi retirado na cirurgia. E o resto a quimioterapia limpa.


A Dra Antonia é uma profissional, de poucas palavras, comigo fez um bom trabalho, as minhas cicatrizes estão perfeitas, são pequenas, não existe uma grande diferença de tamanho entre os seios. Foi um bom trabalho, mas agora o que ai vem não deve ser pêra doce. Estive tantos anos sem engravidar, ora porque tinha de estudar, ou que trabalhar, ou porque ainda não tinha escolhido o homem de quem gostaria de ter um filho. E agora que o tenho com dois anos, é para não estar com ele? não me parece...


- É para cortar o cabelo?...muito bem, compro uma peruca.


-É para fazer quimioterapia?...vamos lá experimentar esse papão... tantos o fazem e sobrevivem... não gostaria de ficar amarela... compra-se uma base bem bonita para me borrar as feições, não quero ter aspecto de doente. E a maquilhagem não se fez para outra coisa.


4 comentários:

Aida guimarães disse...

Olá Isa

Tás a ver, já passou quase 1 ano e estás aqui. O teu filho está a crescer e tu a veres. E vais ver muito mais, conhecer outros países ou voltar a Maiorca.

Fica bem

Beijinhos grandes

Anônimo disse...

ola Isa já sabes esse anjinho lindo k é o teu filho duplica-te as forças para ultrapassar tudo não é.beijo grande

laura disse...

.....
Minha querida, estive a ler o teu desabafo do ano passado; deu-me a impressão que estavas mais conformada para apanhar o touro.... É preciso cortar o cabelo, corta-se, compra-se peruca, cosméticos para disfarçar o mau aspecto.... e agora que passou este tempo? Para onde foi a a minha linda tão corajosa...
Sentes-te pior? Andas triste e eu sei porquê, mas agora tens de deixar o motivo dessa tristeza e pensar que tens esse menino lindo com 3 anos, não é? E também pensa coisas boas, em nós que ficamos tão tristes por te ver em baixo, a tua família.....
Vá anima-te.... um sorrizinho para mim.....
Aparece... Eu hoje vou ao messenger ás 8,30.
Para já fica com um cestinho de beijinhos. laura

Anônimo disse...

Laura ontem foi uma farra no menseger, ficamos triste por não conseguires entrar, tenta hoje.Ficamos algum tempo à conversa, se se pode chamar conversa aquilo, porque instaurou-se a confusão assim que a Isabel Guerreiro entrou com o nick igual ao meu.Chamavam-nos "clones". Foi um verdadeiro "desalvoro". Era eu, a Aida, a Celeste e a IsaG. beijinhos a todos. Isa.