Iluminar os dias, continuando a sonhar que é possível viver...
- Isa
- Setubal, Portugal
- Um abraço, uma palavra, um sorriso... um caminho que poderá ser muito longo. Afinal é possível.
sábado, 2 de abril de 2011
A pedido de várias familias, voltei à carga com o livro. Há tanto para dizer!
Postado por
Isa
em
sábado, abril 02, 2011
6
comentários
segunda-feira, 21 de junho de 2010
4 anos depois...
Já passaram 4 anos . Dia 21 de junho de 2004, estava a preparar-me para aquele que seria o pior dia da minha vida. Dia da cirurgia, no Garcia da Orta, em que tudo estava em aberto, até mesmo a minha falta de esperança. Como seria depois do acordar? sem o cancro! optimo... já estava na altura dele desaparecer da minha vida, da minha pouca vida, pensava eu! sem o cancro, sem a mama, sem tempo...
Mas, quatro anos passaram...e o cancro foi-se e não vai voltar! o raio que o parta, não faz falta a ninguém! as mamas estão cá as duas e tempo é o que tenho ganho desde então. Para todos os efeitos, hoje é o dia do meu aniversário, renasci à quatro anos atrás.
Que bom que é viver... quando tudo parecia um negrume infinito, é hoje um dia quente e claro de verão... o primeiro dia ...
A todos... esperança.... esperança e muita fé!
Postado por
Isa
em
segunda-feira, junho 21, 2010
24
comentários
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Detonar uma bomba na segurança social!
A propósito do Amor incondicional de Mãe, e da sua demontração aos filhos, ouvi hoje uma frase que me encheu de alegria e entusiasmo:
Postado por
Isa
em
sexta-feira, abril 23, 2010
6
comentários
segunda-feira, 8 de março de 2010
Dia da Mulher....Podia ser, Dia da Avó...para não se estragar um dia festivo...
Não acho nada justo, haver um dia da mulher. Supostamente, e por exclusão, todos os outros serão dos homens.
Não posso assim concordar com os festejos que algumas amigas e conhecidas minhas fazem neste dia. Não é justo para nós mulheres aceitarmos que temos um dia em que recebemos uma flor em certos supermercados e lojas diversas, umas músicas aligeiradas nas radios, até da escolinha o meu filho me fez um coração em que escreveram: dia 8 de março, dia da mulher.
Que mais temos nós mulheres de aceitar ? hoje em dia somos um todo, homens e mulheres em pleno sec.XXI com uma realidade diferente do seculo passado.Bem sei que continuam a existir injustiças, e por vezes são evidentes, em nada disfarçadas, continuam a desrespeitar a nossa condição enquanto seres humanos . E a aceitação deste festejo é um deles. Para mim, este dia é igual a todos os outros.
(Em 1910, numa conferência internacional de mulheres, realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". A data foi adoptada pelas Nações Unidas, em 1975, para recordar as conquistas económicas, sociais e políticas das mulheres e as discriminações e violência a que muitas ainda são sujeitas, no mundo.)
Aos senhores da ONU, que bem merecem por esta louvável homenagem... se bem que tenho mais vontade de os mandar plantar couves de Bruxelas no deserto do Saara, aqui vai um poema:
Que posso eu dar à vida
Que te posso dar a ti?
Dar-te nada é dor contida
sensação do estar perdida
quando há tanto para dar...
Mas, olha a flor que nasceu
e é discreta no crescer
bebe-lhe a cor, o perfume
sente-lhe o canto da Alma
que convida o nosso olhar
a ser Paz, sem solidão.
Assim se faz um caminho
com Alma de peregrino
que a todos por quem se cruza
sabe passar a mensagem
que leva no coração.
Maria José Almeida
Postado por
Isa
em
segunda-feira, março 08, 2010
1 comentários
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Retratos Iluminados.
Queria propor-vos um desafio :
Postado por
Isa
em
quinta-feira, fevereiro 25, 2010
9
comentários
Marcadores: contra
sábado, 13 de fevereiro de 2010
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
10ºEncontro das Amigas do Peito e do Coração
Foi uma tarde muito bem passada. Com muita gente gira e bem disposta. Gostei tantooooo!
Bem hajam por existirem...
Postado por
Isa
em
segunda-feira, fevereiro 08, 2010
7
comentários
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Apelo
Gostava que dessem atenção ao apelo da minha amiga Isa Guerreiro e contactem-na se for o caso.Obrigada a todos.
Isa
Apelo - RetinoblastomaHoje dirijo-me a pessoas que de alguma forma tem contacto com alguém que tenha ou já tivesse tido Retinoblastoma.Se conhece algum caso,Se tem alguém na famíliaSe é pai ou mãe de uma criança com Retinoblastoma, queira por favor entrar em contacto comigo para isabelguerreiro@net.sapo.pt
Ver: http://umaluznaescuridao.blogs.sapo.pt/210346.html
Postado por
Isa
em
terça-feira, janeiro 26, 2010
0
comentários
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
Consulta de rotina no Garcia da Orta.
Tem chovido todo o dia...
Fui levar o Miguel à escolinha e fui ao Modelo comprar pão e beber um café.
Hoje, é dia de consulta no Garcia da Orta.
Para o Dr Frederico tomar conhecimento de todos os exames que fiz, desta feita, fora do hospital, com o DR. José luis na clinica do Fogueteiro. E para sabermos os resultados das análises, que fiz ontem.
Consulta pelas 13 horas. Devido á forte chuvada, dificuldade em estacionar a viatura, atrasou-me e só cheguei palas 13.20h.
E tive alguma dificuldade em entrar no edificio, o que ainda me atrasou mais...
A entrada estava a abarrotar de ciganitos sofridos, que resolveram à falta de melhor, abrigarem-se da chuvada, exactamente onde é a passagem para a entrada principal do hospital. E esta observação não era só minha!...Enquanto estive na fila enorme para confirmar a minha presença para a consulta, ia olhando com uma certa curiosidade, pelas vidraças para o lado de fora. E ia ouvindo os funcionarios e voluntarios que andavam ali de tras para a frente, a fazer que estavam a controlar a situação. É que nem estes faziam uma pequena ideia do que se passava ali.Mas qual seria razão deste "associativismo"?Ouviam-se gritos excessivos, viam-se movimentos teatrais de algumas pessoas da dita raça, que estariam penosamente a sofrer com alguma ocorrência de doença ou acidente de familiar e amigo. Cá para mim, que nestas circunstancias, sou logo de dar aso à imaginação. " Não tinham nada para fazer...estava uma chuva do caraças...as ciganas faziam fila para os sanitarios e ainda reclamavam que um hospital desta dimensão deveria ter mais casas de banho.Mas a maior parte delas, nem sequer estavam na fila para os sanitarios propriamente ditos, não senhor!.. empilhavam-se em frente ao espelho a ajeitar as roupagens e a pentear os cabelos. Foi um dia fixe para o acasalamento, decerto!...
E nós meros espectadores, atrapalhados com as nossas mazelas, iamos abanando a cabeça uns para os outros, quase em silêncio. Também o espectaculo, assim o pedia . Bastou ir para o corredor perto da porta do consultório, também no rés do chão, mas já não estando em posicionamento que me possibilitasse continuar a observação desta novela da vida. Soube que ainda estavam algumas senhoras à minha frente. Eu a bem dizer, era a última. Sentei-me, pus a cabeça para trás, para aliviar a tensão muscular, que esta espera me provoca ... desde sempre. E ainda não tinha respirado de alivio, por finalmente estar sentada, já uma senhora me ia perguntando se não me tinha inchado o braço, porque o dela estava visivelmente maior que o outro.
-Teve cancro na mama, nao foi?...perguntou-me.
-Sim...é verdade...já nos conhecemos?...
-Já a tinha visto por aqui há meses atrás...
-Pois... quantas pessoas, nós já vamos conhecendo, nestas consultas de rotina...
_ nem queira saber...isto é um mal, que no meu caso não me tem dado trilhos! desde que me apareceu a doença perdi o meu marido e as minhas duas filhas...
- Sinto muito!... mas como foi isso?...
E...pronto já não consegui ter a palavra na proxima hora....mas fiquei a conhecer a história desta senhora, que estava danada para um desabafo... e grande desabafo...oxalá tenha contribuido para que se sentisse melhor.
A consulta com o Dr Frederico, foi como sempre um dialogo de duas pessoas que teem a mesma finalidade...uma cura. Nós, doentes, não fazemos ideia nenhuma do sofrimento que estas pessoas teem. Somos egoistas, achamos que o nosso problema de saude é a prioridade. E quando começamos a olhar para o lado, vemos um ser humano, que tambem pode estar doente, triste, e que ainda assim demonstra que está ali para nos apoiar, para nos mostrar o melhor caminho para ficarmos bem. E hoje o Dr Frederico estava triste.E eu bem sei porquê, só não o posso divulgar, por respeito a ele, claro.
Mas a grande alteração é a seguinte: retirar o tamoxifeno, porque parece que é o responsavel numero um pela minha gordura a mais. E não é nada bom para nós, pessoas com historico de cancro. Agora vou começar a tomar, Letrozol. É o nome do novo medicamento que me foi receitado. Parece que este tem menos contra indicações. No entanto, a osteoporose é um problema que tenho de ter em conta. De modo, que vou começar tambem a pensar num suplemento de calcio com vitamina D.
E a grande notícia é que continuo boa como o milho!!!!...
Continua a chover....mas agora já estou em casa... e um chazinho quente de Dente de Leão, já está a minha espera...
Voilá... um resto de uma boa semana a todos e muitaaaaaaaa saudeeeeeeeeeeeeeeee.
Postado por
Isa
em
terça-feira, janeiro 12, 2010
7
comentários
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
Ando com uma falta de memória!...shiiiiiiiiiiiiii
Hei-de descobrir uma maleica para passar esta branca...
Postado por
Isa
em
sexta-feira, janeiro 08, 2010
3
comentários
sábado, 19 de dezembro de 2009
Feliz Natal, cheinho de SAUDE!!!


Postado por
Isa
em
sábado, dezembro 19, 2009
13
comentários
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
A pedido de algumas familias dicidi angariar fundos para este sonho de esperança.
Um pesadelo em 2006, uma doença cancerigena, que me retirou a esperança num futuro, para criar o meu filho com 1 ano.Por isso escrevia um diario, para que ele me conhecesse, quando fosse adulto . Em 2007 depois dos tratamentos, renasci e agora , procuro passar palavra a quem esta nessa luta desigual e para isso criei um blog.
Actualmente muitos teem me apoiado para escrever um livro. Esse é o meu sonho.
Ja será muito dificil conseguir so restam 15 dias para o prémio... mas fica o registo... vivam os sonhos, enquanto se vai sonhando...a obra cresce.
http://www.festivaldesonhos.com/desejo.asp?D0870773B49BA45EF964
PS: Não se esqueçam que teem de ir ao vosso email confirmar o voto!!!! senão, CHAPÉU!
Postado por
Isa
em
terça-feira, dezembro 15, 2009
2
comentários
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Eles precisam...são crianças em familias desfavorecidas...
E assim, peço-Vos que ajudem com o vosso voto. Todas as outras instituições que concorrem teem percursos louvaveis, e são tão merecedoras quanto esta, por isso, se votarem em qualquer outra não ficarei triste.
Mas se por um acaso estiverem indecisos, ajudem-me a ajudar estas crianças da minha cidade...
http://www.festivaldesonhos.com/instituicao.asp?BF7DBD8BF9474C64ABA7
Beijinhossssssssss a todos.
Postado por
Isa
em
segunda-feira, dezembro 14, 2009
2
comentários
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Po..po...popo...pota...
Está a acabar as minhas férias forçadas a pantufas e robes felpudos, que eu adoro mas que hoje em dia me fazem um calor do caraças! de modo que bem os visto mas logo vou despindo peça a peça, na proxima meia hora. É o tamoxifene, o grande culpado de tanto calor, que me vem das entranhas!
Irra às vezes penso que o raio do hipotiroidismo tambem tem culpa disto!
E durante este tempinho de regalo no lar, que ja se prolonga nos três meses, tenho tratado de enrijar as minhas banhocas no ginásio e adelgaçar o meu braço doente na fisioterapia. Este ultimo tratou de me pregar uma rasteira, deixou que se instalasse no meu ombro direito uma tendinitinha e uma brusitinha. As inhas do meu cansaço diario, logo matinal, quando acabo de vestir o Miguel. Fico pronta para me deitar novamente. E só não o faço, porque começo logo a sentir um desejo inadiável de um cafezinho num boteco qualquer nas redondezas. E assim, se vai passando a manhã no ginasio, ou no modelo, onde vou ver po.po.popo.ta e comprar o pão. De seguida, faço uma cardio, uma hidroginastica, depois umas seis ou oito piscinas, para trás e para a frente e acabo num banhinho turco que até faz inveja ao pessoal conhecido, que trabalha ds 9 as 18h, todos dias. Depois lá para as catorze e meia, bebo um sumo natural do dia no snack do ginásio, hoje por exemplo foi de pêra, uva e banana. E uma sopita light... melhor seria chamarem-na de: "caldosa".E saio por volta das tres da tarde, encaminho-me para Setubal, para o Centro de Fisioterapia, onde tenho o encontro diario marcado com a Ana João. Gosto tanto dela! sabe como ninguem fazer uma boa drenagem linfatica. E quando saio la pelas 16.30h encaminho novamente a viatura a Azeitão e vou buscar o Miguel à escola. E depois, vamos para o lar, cada qual brinca com os seus brinquedos até à banhoca diaria e o jantar. Os meus brinquedos são os tachos e a poeira que se vai instalando na casa.e depois de tanto brincarmos, lá pelas 20h, jantamos.
É que eu não gosto de rotinas, mas é tão bom, nos habituarmos às que nos fazem bem. E depois, perguntam-me sempre: "mas o que fazes tu durante o dia inteiro que não paras em casa??? e mal acreditam neste pequeno percurso que esta longe de me provocar canseira. Caramba! Isto é que é ter um nivel de vida muito acima da média!
Mas quarta feira....ui ! vou regressar à labuta dos pobres assalariados.
Hoje troquei a fisioterapia pela fila de espera da segurança social, e optei por engrossar a fileira do centro de atendimento, eu só queria entregar um papel, para saber enquanto me ficaria reformar-me agora com os descontos que fiz e perguntar-lhes, onde raio teem eles enfiado a minha recompensa mensal por incapacidade temporaria, que não teem acertado com a minha conta bancária!!!
As minhas idas à segurança social são sempre de ir às lágrimas: invoco pelo menos dois decretos-lei, um anuncio da tv e a ultima desgraça social que me vem à cabeça. Hoje foi uma bronca, lá fui dizendo que a popota tinha mais descernimento que muita empregada do estado. Eu juro que tento ser paciente, compreensiva, meiga até. Mas só me veem palavrões à boca, farto-me de engolir em seco para que eles não saiam, até venho de lá com a garganta seca e uma sede!!!!... lá foi mais um cafezinho e vamos embora que se faz tarde, tenho de ir buscar o Miguel ao pai, porque para desgraça maior, já hoje não foi à escola por causa da gripe A, que já se encarregou de acamar alguns coleguinhas.
Irra ...nem parece segunda feira! já me sinto pronta para o sofá do fim de semana!
Postado por
Isa
em
segunda-feira, novembro 30, 2009
9
comentários
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Exames rotineiros do melhor e ...Almoço em beja.
Ontem dia 26 de Novembro fui à Clinica no Fogueteiro, realizar todos os meus exames de rotina e mais alguns direccionados ao ombro e costas, com o Dr José Luis Marques, o meu guardião de salvação e paciência. E apesar de se notar nele um certo receio dos resultados, mantém um soberbo profissionalismo, que me faz não pôr em questão qualquer que seja o resultado que conclua. E porquê ir a esta clinica e não ao hospital como habitualmente? É que eu sou, nesta clinica, tão bem tratada que tem de ser lá ! com este médico e suas ajudantes.É uma clinica pequena, mas acolhedora. E este médico, tem a sensibilidade que se torna necessária nesta altura do campeonato : É muito atencioso, muito humano, faz a marcação quase de imediato ao meu pedido sem ter de esperar na fila que é enorme, não me fazer esperar na sala de espera com a bexiga cheia... nem vazia, não me fazer esperar pelo resultado escrito, e noto uma grande partilha de felicidade quando me diz: " Está tudo bem.".Aliás o pessoal que lhe dá apoio é do melhor.
E porque não sou egoista, passo a publicidade gratuita para o pessoal da zona sul do tejo e não só:
Consultório de Radiologia Dr J.Sena batista
Travessa Júlio Brandão 2B
Quinta dos Lirios Fogueteiro
telef:212254344
De modo, que foi um dia muito feliz para mim...ja se sabe que estes exames são cada vez mais desgastantes e provoca-nos aquele medo do retorno, que é muito idêntico a um limite de estado de nervos que só conheço desde que me apareceu a malvada sentença ... e já com umas leves nuances desde que sou mãe ...
Restaurante A Muralha - Beja
R. Lisboa 12 Beja, BEJA, BEJA 7800-292
T: 284389236
Postado por
Isa
em
sexta-feira, novembro 27, 2009
9
comentários
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Mais um aniversário... para festejar a VIDA.
Postado por
Isa
em
sexta-feira, outubro 09, 2009
13
comentários
quinta-feira, 9 de abril de 2009
Boa Páscoa.
Tenho andado fora das minhas lides bloguistas. Tenho sentido saudades, mas tenho feito uma especie de luto, necessaria desde que a Aida partiu. Coincidiu ou não com uma fase menos boa da minha vida familiar, mas tornou-se imperativo deixar-me ficar quieta no meu cantinho durante uns tempos.
Neste espaço de tempo, aconteceram episodios merecedores de publicação aqui no blogue, mas deixei-me ficar...e continuar quietinha e calada à espera dos resultados. Estive em Paris em janeiro, com o meu filho e os meus sobrinhos, fomos à Disneylandia, subimos à torre eifel, visitamos Versailles.Em Fevereiro e Março andei a lamber feridas, tive de fazer uma ressonância magnética às mamas, com uma certa urgencia, os meus valores das analises sofreram uma alteração, mas depois da angustia do tempo de espera, o resultado foi o melhor. Apareceu-me novamente o periodo menstrual quinze dias depois daquela injecção trimestral que deveria impedir que tal acontecesse durante quatro meses . E tenho uma constipação à uns tres meses.
Mas... tenho acompanhado a vitória da Gigi... tenho lido os blogues...
O fim de semana passado, dei comigo a percorrer uns 150 kms em pouco mais de hora, para puder assistir ao espectaculo em Rio Maior, Rosa Esperança, e senti uma especie de felicidade mas com algum medo. Adorei o modo como conseguiram concretizar uma mensagem em sete vozes e mais algumas, sentir por lá as nossas amigas que ja partiram em palavras, em fotos. E adorei abraçar a Nela, a Lucinda, a Alda, a Carla, a Cristina e a Imel. Caramba...que falta que elas me teem feito.
Hoje, no blogue da Isa de Beja, vi um trabalho feito por uma enfermeira, sobre todas nós, que ja demos a mão à morte, e... foi a gota de sangue na seringa: que maravilha, que bonito trabalho Carla!
E vamos festejar a Pascoa, este ano...mas este ano...e é e será sempre uma benção puder por cá continuar e comer folar, apesar de não gostar...e ginginha para acompanhar e brindar mais esta época festiva.
http://umaluznaescuridao.blogs.sapo.pt/161523.html
Postado por
Isa
em
quinta-feira, abril 09, 2009
9
comentários
quinta-feira, 19 de março de 2009
quinta-feira, 8 de janeiro de 2009
A nossa Aida...
Despediu-se do sofrimento, hoje pela madrugada...fica-nos uma eterna saudade e pesar. Que a familia arranje força para suportar esta dor tão grande.E a todas nós amigas do coração, que ela ajudou a unir, que encontremos um alivio no seu descanso merecido depois de tanta luta.
Postado por
Isa
em
quinta-feira, janeiro 08, 2009
25
comentários
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
Bom Natal a todos.
Postado por
Isa
em
terça-feira, dezembro 23, 2008
13
comentários









