Iluminar os dias, continuando a sonhar que é possível viver...

Minha foto
Setubal, Portugal
Um abraço, uma palavra, um sorriso... um caminho que poderá ser muito longo. Afinal é possível.

sábado, 2 de abril de 2011

A pedido de várias familias, voltei à carga com o livro. Há tanto para dizer!

Há um ano respirei a coragem necessária para iniciar o que me parecia demasiado difícil. Acabei por guardar numa gaveta que queria bem fechada.Mas hoje regressei. Porquê? 
- É preciso mas não sei porquê.

"Um pesadelo em 2006, uma doença cancerigena, que me retirou a esperança num futuro, para criar o meu filho com 1 ano.Por isso escrevia um diario, para que ele me conhecesse, quando fosse adulto . Em 2007 depois dos tratamentos, renasci e agora , procuro passar palavra a quem esta nessa luta desigual e para isso criei um blog.



Actualmente muitos teem me apoiado para escrever o nosso livro."

segunda-feira, 21 de junho de 2010

4 anos depois...


Já passaram 4 anos .  Dia 21 de junho de 2004, estava a preparar-me para aquele que seria o pior dia da minha vida. Dia da cirurgia, no Garcia da Orta, em que tudo estava em aberto, até mesmo a minha falta de esperança. Como seria depois do acordar? sem o cancro!  optimo... já estava na altura dele desaparecer da minha vida,  da minha pouca vida, pensava eu! sem o cancro, sem a mama,  sem tempo...

Mas, quatro anos passaram...e o cancro  foi-se e não vai voltar! o raio que o parta, não faz falta a ninguém! as mamas estão cá as duas e tempo é o que tenho ganho desde então. Para todos os efeitos, hoje é o dia do meu aniversário, renasci à quatro anos atrás.

Que bom que é viver... quando tudo parecia um negrume infinito, é hoje um dia quente e claro de verão... o primeiro dia ...

A todos... esperança.... esperança e muita fé!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Detonar uma bomba na segurança social!

A propósito do Amor incondicional de Mãe, e da sua demontração aos filhos, ouvi hoje uma frase que me encheu de alegria e entusiasmo:

"Mães assim é estar sempre de fim-de-semana, nunca ser necessário esperar pela sexta-feira."...

acho que é assim que o meu filho me vê... também eu sempre estive de fim-de-semana...

Mas hoje, venho falar-vos de um assunto burocrático, mas bastante necessário para sabermos lidar com os nossos direitos enquanto cidadãos...e especificamente para pessoas que mais necessitem, as que teem deficiência:

-Sempre que necessitem de ver exposta alguma situação para que seja esclarecida sobre doença, pensões, direitos dos deficientes, incapacidade temporária para o trabalho entre outras... não se acanhem! escrevam, mencionem as vossas duvidas que eu já estou doutorada em como "Detonar uma bomba na segurança social" .

Como doente, como deficiente, como cidadã do mundo, que tenho pago todas as contribuições, que tenho trabalhado em prole do PIB português...tenho os meus direitos. E na luta pelos mesmos, sem ser sindicalista ou defensora dos seguros, tenho aprendido a lidar com tanta trafulhice que passa despercebida ao mais incrédulo dos humanos. Tenho aprendido a ler as entrelinhas das cartas da segurança social, dos seguros...e entre outras ...que me sinto hoje em dia capaz de ir parar à provadoria da justiça!

Por isso, estou disponível para vos ajudar!...em consultório on-line!... qualquer coisinha, é só escrever...

Beijinhos

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia da Mulher....Podia ser, Dia da Avó...para não se estragar um dia festivo...


Não acho nada justo, haver um dia da mulher. Supostamente, e por exclusão, todos os outros serão dos homens.

Não posso assim concordar com os festejos que algumas amigas e conhecidas minhas fazem neste dia. Não é justo para nós mulheres aceitarmos que temos um dia em que recebemos uma flor em certos supermercados e lojas diversas, umas músicas aligeiradas nas radios, até da escolinha o meu filho me fez um coração em que escreveram: dia 8 de março, dia da mulher.

Que mais temos nós mulheres de aceitar ? hoje em dia somos um todo, homens e mulheres em pleno sec.XXI com uma realidade diferente do seculo passado.Bem sei que continuam a existir injustiças, e por vezes são evidentes, em nada disfarçadas, continuam a desrespeitar a nossa condição enquanto seres humanos . E a aceitação deste festejo é um deles. Para mim, este dia é igual a todos os outros.

(Em 1910, numa conferência internacional de mulheres, realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". A data foi adoptada pelas Nações Unidas, em 1975, para recordar as conquistas económicas, sociais e políticas das mulheres e as discriminações e violência a que muitas ainda são sujeitas, no mundo.)


Aos senhores da ONU, que bem merecem por esta louvável homenagem... se bem que tenho mais vontade de os mandar plantar couves de Bruxelas no deserto do Saara, aqui vai um poema:

Que posso eu dar à vida
Que te posso dar a ti?
Dar-te nada é dor contida
sensação do estar perdida
quando há tanto para dar...
Mas, olha a flor que nasceu
e é discreta no crescer
bebe-lhe a cor, o perfume
sente-lhe o canto da Alma
que convida o nosso olhar
a ser Paz, sem solidão.
Assim se faz um caminho
com Alma de peregrino
que a todos por quem se cruza
sabe passar a mensagem
que leva no coração.

Maria José Almeida

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Retratos Iluminados.

Queria propor-vos um desafio :



Gostaria que pegassem numa frase ou mais, feita ou feitas por vós, da vossa autoria, melhor dizendo. O intuito é que sejam essas mesmas frases ,portadoras de uma mensagem que gostassem de passar para as pessoas em geral, e em particular para aquelas que estejam a lutar contra uma doença cancerigena . Transmitir coragem, esperança, o que desejem. Assinem o vosso nome ou o vosso heterónimo.

A finalidade é que sejam publicadas em lugar particular, que mais à frente vos falarei. Por enquanto ainda é um projecto adolescente, mas que com alguma brevidade desejada se tornará um adulto no activo.


Participem ... falem-me de vitórias! falem-me de lutas mesmo sem vitórias... tenho ideia que o caminho que se faz num combate já é a vitória. E nao baixar os braços contra o inimigo já é ser vencedor.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Carnaval 2010 ...





Aqui estao as ultimas fotos do meu príncipe... observem os meus dotes de costureira.
Ele é lindoooooooo!
Divirtam-se e um grande beijo.






segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

10ºEncontro das Amigas do Peito e do Coração

Foi uma tarde muito bem passada. Com muita gente gira e bem disposta. Gostei tantooooo!


Fomos condecoradas como Misses!!!. não é narcisismo, mas achei a ideia uma maravilha! todas nós de um modo ou deoutro agradecemos a todos por nos acharem umas lutadoras, merecedoras de elogios de como somos especiais por ultrapassarmos uns maus bocados...nem que seja como Miss do Moscatel a Martelo...devo dizer que nunca fui tão bem condecorada ...gosto tanto de moscatel! não fosse eu aqui das ruelas de setubal. E foi a segunda vez que isto me aconteceu...a primeira foi aos 18 anos, quando fui miss simpatia das festas das vindimas de Palmela...hei-de cá meter uma foto só para se rirem...tá-se mesmo a ver!



Gostei um pouquito menos dos enganos que a minha falta de orientação provocou, por umas duas vezes, pus à prova a paciencia e tolerância da Lia, que seguia atrás na sua viatura. O meu gps a maior parte das vezes negava-se a ficar preso no vidro da frente, caindo-me em cima, e a determinada altura não reconheceu uma rodovia nova....quer dizer... não tão nova assim...possivelmente pós o meu gps. Foi um visitar quintais alheios que já tirava a paciência a um santo. Mas lá seguiamos com o telemovel na orelha, a comidinha no porta bagagens, e um atraso duma hora. O mais interessante foi o termos chegado ao parque e acharmos, que certamente não era ali. La tivemos de fazer um pequeno percurso carregadas com os sacosda bebida e da comida...caixas com uma torta de Azeitão e uma Sericaia.Mas a recompensa estava guardada numa ampla assoalhada onde estavam as nossas amigas e respectivos apetrechos e acompanhantes.


Depois, vieram as surpresas da Gigi fez um trabalho de memórias em fotos desde o primeiro encontro que nos deixou a lagrima caida e amparada pelo lencinho de papel que tambem distribuiu. Depois uma surpresa de canto que encantou todos, com as floribelas, que estavam coloridas e afinadas....chiça! e para terminar os presentes houve uma lembrança linda da Cinda, e uma obra de arte da Aldinha.

E resta dizer que a festa continuou na casa da Isalenca e num bar onde o Jota foi tocar, mas para mim a festa não se podia alongar mais das seis da tarde. Até porque pelas minhas contas deveria demorar umas duas horas a chegar a casa...certamente haveria mais um engano ou outro no trajecto. Mas não correu mal...

Depois de me terem enviado as fotos, que estão uma maravilha, do Paulo, da Alda e da isa Beja, dicidi nao ligar nenhuma às minhas, porque está visto que fotografa não será o meu melhor desempenho, tal como a orientação... e aproveito para vos mostrar uma das fotos do grupo. Esta graças a Deus, alguem conseguiu apanhar a Lina atrás de mim...

mas porque raio ninguém me disse em todas as outras fotos do grupo para eu sair da frente da nossa Lina???

Bem hajam por existirem...




terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Apelo

Gostava que dessem atenção ao apelo da minha amiga Isa Guerreiro e contactem-na se for o caso.Obrigada a todos.
Isa

Apelo - RetinoblastomaHoje dirijo-me a pessoas que de alguma forma tem contacto com alguém que tenha ou já tivesse tido Retinoblastoma.Se conhece algum caso,Se tem alguém na famíliaSe é pai ou mãe de uma criança com Retinoblastoma, queira por favor entrar em contacto comigo para isabelguerreiro@net.sapo.pt

Ver: http://umaluznaescuridao.blogs.sapo.pt/210346.html

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Consulta de rotina no Garcia da Orta.

Tem chovido todo o dia...

Fui levar o Miguel à escolinha e fui ao Modelo comprar pão e beber um café.
Hoje, é dia de consulta no Garcia da Orta.
Para o Dr Frederico tomar conhecimento de todos os exames que fiz, desta feita, fora do hospital, com o DR. José luis na clinica do Fogueteiro. E para sabermos os resultados das análises, que fiz ontem.
Consulta pelas 13 horas. Devido á forte chuvada, dificuldade em estacionar a viatura, atrasou-me e só cheguei palas 13.20h.

E tive alguma dificuldade em entrar no edificio, o que ainda me atrasou mais...
A entrada estava a abarrotar de ciganitos sofridos, que resolveram à falta de melhor, abrigarem-se da chuvada, exactamente onde é a passagem para a entrada principal do hospital. E esta observação não era só minha!...Enquanto estive na fila enorme para confirmar a minha presença para a consulta, ia olhando com uma certa curiosidade, pelas vidraças para o lado de fora. E ia ouvindo os funcionarios e voluntarios que andavam ali de tras para a frente, a fazer que estavam a controlar a situação. É que nem estes faziam uma pequena ideia do que se passava ali.Mas qual seria razão deste "associativismo"?Ouviam-se gritos excessivos, viam-se movimentos teatrais de algumas pessoas da dita raça, que estariam penosamente a sofrer com alguma ocorrência de doença ou acidente de familiar e amigo. Cá para mim, que nestas circunstancias, sou logo de dar aso à imaginação. " Não tinham nada para fazer...estava uma chuva do caraças...as ciganas faziam fila para os sanitarios e ainda reclamavam que um hospital desta dimensão deveria ter mais casas de banho.Mas a maior parte delas, nem sequer estavam na fila para os sanitarios propriamente ditos, não senhor!.. empilhavam-se em frente ao espelho a ajeitar as roupagens e a pentear os cabelos. Foi um dia fixe para o acasalamento, decerto!...

E nós meros espectadores, atrapalhados com as nossas mazelas, iamos abanando a cabeça uns para os outros, quase em silêncio. Também o espectaculo, assim o pedia . Bastou ir para o corredor perto da porta do consultório, também no rés do chão, mas já não estando em posicionamento que me possibilitasse continuar a observação desta novela da vida. Soube que ainda estavam algumas senhoras à minha frente. Eu a bem dizer, era a última. Sentei-me, pus a cabeça para trás, para aliviar a tensão muscular, que esta espera me provoca ... desde sempre. E ainda não tinha respirado de alivio, por finalmente estar sentada, já uma senhora me ia perguntando se não me tinha inchado o braço, porque o dela estava visivelmente maior que o outro.
-Teve cancro na mama, nao foi?...perguntou-me.
-Sim...é verdade...já nos conhecemos?...
-Já a tinha visto por aqui há meses atrás...
-Pois... quantas pessoas, nós já vamos conhecendo, nestas consultas de rotina...
_ nem queira saber...isto é um mal, que no meu caso não me tem dado trilhos! desde que me apareceu a doença perdi o meu marido e as minhas duas filhas...
- Sinto muito!... mas como foi isso?...
E...pronto já não consegui ter a palavra na proxima hora....mas fiquei a conhecer a história desta senhora, que estava danada para um desabafo... e grande desabafo...oxalá tenha contribuido para que se sentisse melhor.

A consulta com o Dr Frederico, foi como sempre um dialogo de duas pessoas que teem a mesma finalidade...uma cura. Nós, doentes, não fazemos ideia nenhuma do sofrimento que estas pessoas teem. Somos egoistas, achamos que o nosso problema de saude é a prioridade. E quando começamos a olhar para o lado, vemos um ser humano, que tambem pode estar doente, triste, e que ainda assim demonstra que está ali para nos apoiar, para nos mostrar o melhor caminho para ficarmos bem. E hoje o Dr Frederico estava triste.E eu bem sei porquê, só não o posso divulgar, por respeito a ele, claro.

Mas a grande alteração é a seguinte: retirar o tamoxifeno, porque parece que é o responsavel numero um pela minha gordura a mais. E não é nada bom para nós, pessoas com historico de cancro. Agora vou começar a tomar, Letrozol. É o nome do novo medicamento que me foi receitado. Parece que este tem menos contra indicações. No entanto, a osteoporose é um problema que tenho de ter em conta. De modo, que vou começar tambem a pensar num suplemento de calcio com vitamina D.

E a grande notícia é que continuo boa como o milho!!!!...

Continua a chover....mas agora já estou em casa... e um chazinho quente de Dente de Leão, já está a minha espera...
Voilá... um resto de uma boa semana a todos e muitaaaaaaaa saudeeeeeeeeeeeeeeee.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Ando com uma falta de memória!...shiiiiiiiiiiiiii


Ando a preparar o espirito e o corpo para a revisão dos 3 meses, mas ando tão apreensiva, tão ansiosa que até me vou esquecendo de assuntos basicos e fundamentais, no meu dia a dia.

Pareço um mosquito no meio da ventania.

Não ando a tomar medicação extra, não senhor! ... continuo com o tamoxifeno, e com o letter ( quando me lembro).

Ando tão esquecida.


Outro dia dei comigo a pensar com algum esforço, devo admitir: se tinha 43 ou 44 anos.


Não sei, onde meti as informações dos ultimos tempos!... as coisas mais antigas eu lembro-me bem! sei que me chamo isabel, tive cancro da mama aos 39 anos, e tive um filho aos 37. Espera, agora ja vou começando novamente a fazer contas.... ok...o Miguel tem 5 anos, hoje.


Dei comigo este fim de semana, no macdonalds, com o meu filho. E quando chegou a minha vez, d ser atendida, disse para a menina que estava a caixa, com os olhos muitos esbogalhados, à espera do pedido, com uma certa impaciencia. Ora eu assim, neste estado, fico em estado de alerta! com tanta impaciência! ...depois de gaguechar um bocado, la fui dando as boas tardes, lá apontei para o menu das crianças e dizendo que queria um daqueles pacotes com aqueles 4 bocados de carne estorricados, um sumo dos animais da selva, e uma sobremesa cor de rosa. Chiça!... quando acabei de falar, até me perguntei, se aquela pessoa que acabou de falar tinha sido eu!...

Dicidi hoje, comprar uns bolbos de narcisos, amarelos, (são as minhas flores da sorte, segundo o meu signo). Com alguma esperança que consigam romper vitoriosamente a terra ate Maio. Comprei tambem outros bolbos de outras plantas, que nao levem a mal mas que não me lembro neste momento o nome. E algumas plantas comestíveis, pequeninas, para plantar em carreiros: couves, alho françês e alfaces. Salsa e coentros ja lá tenho. Mas, hum... não me convenceram! arrancar ervas até à cintura ...quase, com este frio que se sentia hoje, e com o meu ombro do pior! foi uma canseira!!! ainda peguei na enxada, muito motivada, porque faz-me bem o ar livre! é compensador para o ego, uns tempos mais tarde, ver o que plantamos estar pronto para entrar na panela, mas... não está fácil! também não ando vocacionada para um relacionamente bucólico desta profundidade.

De modo que sinto-me bem lixada! ...nem fisica, nem mental ou cognitivamente estou aprovada.


Sinto um cansaço, mas que lindo inicio de ano!... lá ando a escrever as minhas memórias....ihhhhhhhhhhh mas com uma falta de memória!.... vai ser bonito!

Uma boa semana para todos.... e não tenham vergonha de assumir, se por acaso, alguem andar assim como eu.
Hei-de descobrir uma maleica para passar esta branca...

sábado, 19 de dezembro de 2009

Feliz Natal, cheinho de SAUDE!!!




Um Bom Natal a todos que aqui passam. E para aqueles que estão em tratamentos, um Natal muito especial cheio de Fé e Esperança e Paz.


-Olhem eu no meio do canavial numa pequena quintinha em Palmela, onde vive a minha amiga Mila.



E esta é a minha amiga Mila. Somos as melhores amigas desde o inicio da nossa adolescência. Eramos vedetas de teatro no secundário, quem diria que nenhuma de nós tivesse abraçado essa arte! faziamos com cada teatrada!
E hoje, foi o nossa comemoração de mais um Natalinho com os nossos meninos ao lado num almocinho a ouvir a passarada e o vento, que hoje estava bravo para aquelas bandas.









terça-feira, 15 de dezembro de 2009

A pedido de algumas familias dicidi angariar fundos para este sonho de esperança.

Um pesadelo em 2006, uma doença cancerigena, que me retirou a esperança num futuro, para criar o meu filho com 1 ano.Por isso escrevia um diario, para que ele me conhecesse, quando fosse adulto . Em 2007 depois dos tratamentos, renasci e agora , procuro passar palavra a quem esta nessa luta desigual e para isso criei um blog.

Actualmente muitos teem me apoiado para escrever um livro. Esse é o meu sonho.

Ja será muito dificil conseguir so restam 15 dias para o prémio... mas fica o registo... vivam os sonhos, enquanto se vai sonhando...a obra cresce.

http://www.festivaldesonhos.com/desejo.asp?D0870773B49BA45EF964

PS: Não se esqueçam que teem de ir ao vosso email confirmar o voto!!!! senão, CHAPÉU!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Eles precisam...são crianças em familias desfavorecidas...


Os Meninos de Oiro é uma associação que ajuda as crianças da nossa região...protege-as...ajuda as familias onde se integram.


E assim, peço-Vos que ajudem com o vosso voto. Todas as outras instituições que concorrem teem percursos louvaveis, e são tão merecedoras quanto esta, por isso, se votarem em qualquer outra não ficarei triste.

Mas se por um acaso estiverem indecisos, ajudem-me a ajudar estas crianças da minha cidade...

http://www.festivaldesonhos.com/instituicao.asp?BF7DBD8BF9474C64ABA7

Beijinhossssssssss a todos.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Po..po...popo...pota...

Está a acabar as minhas férias forçadas a pantufas e robes felpudos, que eu adoro mas que hoje em dia me fazem um calor do caraças! de modo que bem os visto mas logo vou despindo peça a peça, na proxima meia hora. É o tamoxifene, o grande culpado de tanto calor, que me vem das entranhas!
Irra às vezes penso que o raio do hipotiroidismo tambem tem culpa disto!

E durante este tempinho de regalo no lar, que ja se prolonga nos três meses, tenho tratado de enrijar as minhas banhocas no ginásio e adelgaçar o meu braço doente na fisioterapia. Este ultimo tratou de me pregar uma rasteira, deixou que se instalasse no meu ombro direito uma tendinitinha e uma brusitinha. As inhas do meu cansaço diario, logo matinal, quando acabo de vestir o Miguel. Fico pronta para me deitar novamente. E só não o faço, porque começo logo a sentir um desejo inadiável de um cafezinho num boteco qualquer nas redondezas. E assim, se vai passando a manhã no ginasio, ou no modelo, onde vou ver po.po.popo.ta e comprar o pão. De seguida, faço uma cardio, uma hidroginastica, depois umas seis ou oito piscinas, para trás e para a frente e acabo num banhinho turco que até faz inveja ao pessoal conhecido, que trabalha ds 9 as 18h, todos dias. Depois lá para as catorze e meia, bebo um sumo natural do dia no snack do ginásio, hoje por exemplo foi de pêra, uva e banana. E uma sopita light... melhor seria chamarem-na de: "caldosa".E saio por volta das tres da tarde, encaminho-me para Setubal, para o Centro de Fisioterapia, onde tenho o encontro diario marcado com a Ana João. Gosto tanto dela! sabe como ninguem fazer uma boa drenagem linfatica. E quando saio la pelas 16.30h encaminho novamente a viatura a Azeitão e vou buscar o Miguel à escola. E depois, vamos para o lar, cada qual brinca com os seus brinquedos até à banhoca diaria e o jantar. Os meus brinquedos são os tachos e a poeira que se vai instalando na casa.e depois de tanto brincarmos, lá pelas 20h, jantamos.
É que eu não gosto de rotinas, mas é tão bom, nos habituarmos às que nos fazem bem. E depois, perguntam-me sempre: "mas o que fazes tu durante o dia inteiro que não paras em casa??? e mal acreditam neste pequeno percurso que esta longe de me provocar canseira. Caramba! Isto é que é ter um nivel de vida muito acima da média!
Mas quarta feira....ui ! vou regressar à labuta dos pobres assalariados.

Hoje troquei a fisioterapia pela fila de espera da segurança social, e optei por engrossar a fileira do centro de atendimento, eu só queria entregar um papel, para saber enquanto me ficaria reformar-me agora com os descontos que fiz e perguntar-lhes, onde raio teem eles enfiado a minha recompensa mensal por incapacidade temporaria, que não teem acertado com a minha conta bancária!!!
As minhas idas à segurança social são sempre de ir às lágrimas: invoco pelo menos dois decretos-lei, um anuncio da tv e a ultima desgraça social que me vem à cabeça. Hoje foi uma bronca, lá fui dizendo que a popota tinha mais descernimento que muita empregada do estado. Eu juro que tento ser paciente, compreensiva, meiga até. Mas só me veem palavrões à boca, farto-me de engolir em seco para que eles não saiam, até venho de lá com a garganta seca e uma sede!!!!... lá foi mais um cafezinho e vamos embora que se faz tarde, tenho de ir buscar o Miguel ao pai, porque para desgraça maior, já hoje não foi à escola por causa da gripe A, que já se encarregou de acamar alguns coleguinhas.

Irra ...nem parece segunda feira! já me sinto pronta para o sofá do fim de semana!

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Exames rotineiros do melhor e ...Almoço em beja.

Ontem dia 26 de Novembro fui à Clinica no Fogueteiro, realizar todos os meus exames de rotina e mais alguns direccionados ao ombro e costas, com o Dr José Luis Marques, o meu guardião de salvação e paciência. E apesar de se notar nele um certo receio dos resultados, mantém um soberbo profissionalismo, que me faz não pôr em questão qualquer que seja o resultado que conclua. E porquê ir a esta clinica e não ao hospital como habitualmente? É que eu sou, nesta clinica, tão bem tratada que tem de ser lá ! com este médico e suas ajudantes.É uma clinica pequena, mas acolhedora. E este médico, tem a sensibilidade que se torna necessária nesta altura do campeonato : É muito atencioso, muito humano, faz a marcação quase de imediato ao meu pedido sem ter de esperar na fila que é enorme, não me fazer esperar na sala de espera com a bexiga cheia... nem vazia, não me fazer esperar pelo resultado escrito, e noto uma grande partilha de felicidade quando me diz: " Está tudo bem.".Aliás o pessoal que lhe dá apoio é do melhor.
E porque não sou egoista, passo a publicidade gratuita para o pessoal da zona sul do tejo e não só:

Consultório de Radiologia Dr J.Sena batista
Travessa Júlio Brandão 2B
Quinta dos Lirios Fogueteiro
telef:212254344


De modo, que foi um dia muito feliz para mim...ja se sabe que estes exames são cada vez mais desgastantes e provoca-nos aquele medo do retorno, que é muito idêntico a um limite de estado de nervos que só conheço desde que me apareceu a malvada sentença ... e já com umas leves nuances desde que sou mãe ...



Eu e a Lia combinamos com a Isa de Beja um almoço hoje sexta feira, que tratou de combinar tambem com a Carla Grileiro e com a Carmo e o Zé (marido da Carmo e o cozinheiro). Bem fomos recebidas com todas as honras da casa, migas e sangria. Uma maravilha! sem contar com a siricaia que estava divinal! Lá pelas 15.30h pussemo-nos a caminho, bem dispostas e debaixo de uns salseiros que burrifavam os nossos sorrisos, porque às seis horas sem falta tinha que estar na escolinha do Miguel .
Adorei estar com as nossas amigas e passo a publicidade do restaurante: vão lá que não se arrependem!

Restaurante A Muralha - Beja
R. Lisboa 12 Beja, BEJA, BEJA 7800-292
T: 284389236

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Mais um aniversário... para festejar a VIDA.


Hoje voltei como se fosse uma fenix, talvez com a certeza que deixarei o anonimato que me estagnou em Janeiro deste ano. Tanta vontade de aqui ficar a conversar com tantas pessoas maravilhosas que tratam a dor por tu e que me deram a mão como se de amigas de infância se tratasse. Mas, infelizmente...não sou a fortaleza que pensava. E as perdas de pessoas que aqui conheci, deixaram-me marcas visiveis na Alma. Sensação de incompetência de estar perto e dar a mão nos momentos dificies, fizeram me passar a espectadora em tudo passiva. Recordo-me dos gritinhos eufóricos da Aida, no msn, por tudo e nada . Porque esta menina era a força, a vitalidade, a alegria em forma de gente. Para mim ela seria vencedora, e quando me apercebi, o caminho não era esse. Recuo então no tempo, a uma festa em casa da Cristina J., que ela me pediu para que me juntasse a elas nessa tarde, novamente telefonema para que eu nao faltasse a festa que dera no Porto, e ainda na casa da Alda. E eu não compareci a nenhuma delas. Tinha impedimentos para justificar a minha não comparência. Mas na minha Alma ficaram os malditos remorsos ... e sempre a saudade do seu riso e da sua voz fininha de menina do norte.
Como nos aniversários, a nostalgia faz parte da prenda... também senti a falta da minha mãezinha... e do seu beijo sincero ao dizer-me " Feliz aniversário bébé".

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Boa Páscoa.

Tenho andado fora das minhas lides bloguistas. Tenho sentido saudades, mas tenho feito uma especie de luto, necessaria desde que a Aida partiu. Coincidiu ou não com uma fase menos boa da minha vida familiar, mas tornou-se imperativo deixar-me ficar quieta no meu cantinho durante uns tempos.
Neste espaço de tempo, aconteceram episodios merecedores de publicação aqui no blogue, mas deixei-me ficar...e continuar quietinha e calada à espera dos resultados. Estive em Paris em janeiro, com o meu filho e os meus sobrinhos, fomos à Disneylandia, subimos à torre eifel, visitamos Versailles.Em Fevereiro e Março andei a lamber feridas, tive de fazer uma ressonância magnética às mamas, com uma certa urgencia, os meus valores das analises sofreram uma alteração, mas depois da angustia do tempo de espera, o resultado foi o melhor. Apareceu-me novamente o periodo menstrual quinze dias depois daquela injecção trimestral que deveria impedir que tal acontecesse durante quatro meses . E tenho uma constipação à uns tres meses.

Mas... tenho acompanhado a vitória da Gigi... tenho lido os blogues...

O fim de semana passado, dei comigo a percorrer uns 150 kms em pouco mais de hora, para puder assistir ao espectaculo em Rio Maior, Rosa Esperança, e senti uma especie de felicidade mas com algum medo. Adorei o modo como conseguiram concretizar uma mensagem em sete vozes e mais algumas, sentir por lá as nossas amigas que ja partiram em palavras, em fotos. E adorei abraçar a Nela, a Lucinda, a Alda, a Carla, a Cristina e a Imel. Caramba...que falta que elas me teem feito.

Hoje, no blogue da Isa de Beja, vi um trabalho feito por uma enfermeira, sobre todas nós, que ja demos a mão à morte, e... foi a gota de sangue na seringa: que maravilha, que bonito trabalho Carla!

E vamos festejar a Pascoa, este ano...mas este ano...e é e será sempre uma benção puder por cá continuar e comer folar, apesar de não gostar...e ginginha para acompanhar e brindar mais esta época festiva.
http://umaluznaescuridao.blogs.sapo.pt/161523.html

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

A nossa Aida...

Despediu-se do sofrimento, hoje pela madrugada...fica-nos uma eterna saudade e pesar. Que a familia arranje força para suportar esta dor tão grande.E a todas nós amigas do coração, que ela ajudou a unir, que encontremos um alivio no seu descanso merecido depois de tanta luta.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Bom Natal a todos.


Que o Natal nos traga a paz almejada, embrulhada em afectos de varias cores brilhantes e nos envaideça a Alma.
Que a Paz esteja nos nossos corações e que todos os dias de 2009 sejam Natal.

Beijinhos .