Iluminar os dias, continuando a sonhar que é possível viver...

Minha foto
Setubal, Portugal
Um abraço, uma palavra, um sorriso... um caminho que poderá ser muito longo. Afinal é possível.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Exames rotineiros do melhor e ...Almoço em beja.

Ontem dia 26 de Novembro fui à Clinica no Fogueteiro, realizar todos os meus exames de rotina e mais alguns direccionados ao ombro e costas, com o Dr José Luis Marques, o meu guardião de salvação e paciência. E apesar de se notar nele um certo receio dos resultados, mantém um soberbo profissionalismo, que me faz não pôr em questão qualquer que seja o resultado que conclua. E porquê ir a esta clinica e não ao hospital como habitualmente? É que eu sou, nesta clinica, tão bem tratada que tem de ser lá ! com este médico e suas ajudantes.É uma clinica pequena, mas acolhedora. E este médico, tem a sensibilidade que se torna necessária nesta altura do campeonato : É muito atencioso, muito humano, faz a marcação quase de imediato ao meu pedido sem ter de esperar na fila que é enorme, não me fazer esperar na sala de espera com a bexiga cheia... nem vazia, não me fazer esperar pelo resultado escrito, e noto uma grande partilha de felicidade quando me diz: " Está tudo bem.".Aliás o pessoal que lhe dá apoio é do melhor.
E porque não sou egoista, passo a publicidade gratuita para o pessoal da zona sul do tejo e não só:

Consultório de Radiologia Dr J.Sena batista
Travessa Júlio Brandão 2B
Quinta dos Lirios Fogueteiro
telef:212254344


De modo, que foi um dia muito feliz para mim...ja se sabe que estes exames são cada vez mais desgastantes e provoca-nos aquele medo do retorno, que é muito idêntico a um limite de estado de nervos que só conheço desde que me apareceu a malvada sentença ... e já com umas leves nuances desde que sou mãe ...



Eu e a Lia combinamos com a Isa de Beja um almoço hoje sexta feira, que tratou de combinar tambem com a Carla Grileiro e com a Carmo e o Zé (marido da Carmo e o cozinheiro). Bem fomos recebidas com todas as honras da casa, migas e sangria. Uma maravilha! sem contar com a siricaia que estava divinal! Lá pelas 15.30h pussemo-nos a caminho, bem dispostas e debaixo de uns salseiros que burrifavam os nossos sorrisos, porque às seis horas sem falta tinha que estar na escolinha do Miguel .
Adorei estar com as nossas amigas e passo a publicidade do restaurante: vão lá que não se arrependem!

Restaurante A Muralha - Beja
R. Lisboa 12 Beja, BEJA, BEJA 7800-292
T: 284389236

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Mais um aniversário... para festejar a VIDA.


Hoje voltei como se fosse uma fenix, talvez com a certeza que deixarei o anonimato que me estagnou em Janeiro deste ano. Tanta vontade de aqui ficar a conversar com tantas pessoas maravilhosas que tratam a dor por tu e que me deram a mão como se de amigas de infância se tratasse. Mas, infelizmente...não sou a fortaleza que pensava. E as perdas de pessoas que aqui conheci, deixaram-me marcas visiveis na Alma. Sensação de incompetência de estar perto e dar a mão nos momentos dificies, fizeram me passar a espectadora em tudo passiva. Recordo-me dos gritinhos eufóricos da Aida, no msn, por tudo e nada . Porque esta menina era a força, a vitalidade, a alegria em forma de gente. Para mim ela seria vencedora, e quando me apercebi, o caminho não era esse. Recuo então no tempo, a uma festa em casa da Cristina J., que ela me pediu para que me juntasse a elas nessa tarde, novamente telefonema para que eu nao faltasse a festa que dera no Porto, e ainda na casa da Alda. E eu não compareci a nenhuma delas. Tinha impedimentos para justificar a minha não comparência. Mas na minha Alma ficaram os malditos remorsos ... e sempre a saudade do seu riso e da sua voz fininha de menina do norte.
Como nos aniversários, a nostalgia faz parte da prenda... também senti a falta da minha mãezinha... e do seu beijo sincero ao dizer-me " Feliz aniversário bébé".

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Boa Páscoa.

Tenho andado fora das minhas lides bloguistas. Tenho sentido saudades, mas tenho feito uma especie de luto, necessaria desde que a Aida partiu. Coincidiu ou não com uma fase menos boa da minha vida familiar, mas tornou-se imperativo deixar-me ficar quieta no meu cantinho durante uns tempos.
Neste espaço de tempo, aconteceram episodios merecedores de publicação aqui no blogue, mas deixei-me ficar...e continuar quietinha e calada à espera dos resultados. Estive em Paris em janeiro, com o meu filho e os meus sobrinhos, fomos à Disneylandia, subimos à torre eifel, visitamos Versailles.Em Fevereiro e Março andei a lamber feridas, tive de fazer uma ressonância magnética às mamas, com uma certa urgencia, os meus valores das analises sofreram uma alteração, mas depois da angustia do tempo de espera, o resultado foi o melhor. Apareceu-me novamente o periodo menstrual quinze dias depois daquela injecção trimestral que deveria impedir que tal acontecesse durante quatro meses . E tenho uma constipação à uns tres meses.

Mas... tenho acompanhado a vitória da Gigi... tenho lido os blogues...

O fim de semana passado, dei comigo a percorrer uns 150 kms em pouco mais de hora, para puder assistir ao espectaculo em Rio Maior, Rosa Esperança, e senti uma especie de felicidade mas com algum medo. Adorei o modo como conseguiram concretizar uma mensagem em sete vozes e mais algumas, sentir por lá as nossas amigas que ja partiram em palavras, em fotos. E adorei abraçar a Nela, a Lucinda, a Alda, a Carla, a Cristina e a Imel. Caramba...que falta que elas me teem feito.

Hoje, no blogue da Isa de Beja, vi um trabalho feito por uma enfermeira, sobre todas nós, que ja demos a mão à morte, e... foi a gota de sangue na seringa: que maravilha, que bonito trabalho Carla!

E vamos festejar a Pascoa, este ano...mas este ano...e é e será sempre uma benção puder por cá continuar e comer folar, apesar de não gostar...e ginginha para acompanhar e brindar mais esta época festiva.
http://umaluznaescuridao.blogs.sapo.pt/161523.html

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

A nossa Aida...

Despediu-se do sofrimento, hoje pela madrugada...fica-nos uma eterna saudade e pesar. Que a familia arranje força para suportar esta dor tão grande.E a todas nós amigas do coração, que ela ajudou a unir, que encontremos um alivio no seu descanso merecido depois de tanta luta.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Bom Natal a todos.


Que o Natal nos traga a paz almejada, embrulhada em afectos de varias cores brilhantes e nos envaideça a Alma.
Que a Paz esteja nos nossos corações e que todos os dias de 2009 sejam Natal.

Beijinhos .

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Doar medula é um acto de amor pelo proximo...que podes ser tu.

Tal como a Gigi apela, tambem eu peço a todos que aqui passam, que dediquem uma parte do vosso coração a ajudar alguem a viver. E não custa absolutamente nada. É só deslocarem-se para retirar um pouquinho de sangue...e salvam vidas.

Bora lá pessoal, não nos deixem ficar mal...


Vamos lá doar medula.....
Amiguinhos,a pedido de várias famílias aqui vai a explicação de como se pode ser dador de medula. Eu já havia explicado a 15 de Agosto, mas pelos vistos estava tudo desatento...aí...aí...Num país onde existem milhares de dadores de sangue e só há 1o mil dadores de medula, é urgente que todos os que tenham mais de 18 anos e menos de 45, se vão registar como eventuais dadores.Tomei a liberdade de colocar aqui, o link para que possam aceder ao Centro de Histocompatibilidade do Sul http://www.chsul.pt/ , existe também um no Norte http://www.chnorte.min-saude.pt/ e no Centro http://www.histocentro.min-saude.pt/.Tanto no do Norte como no do Sul, têm os interessados a possibilidade de descarregarem um formulário clínico, para posterior envio pelo correio e mais tarde receberem uma carta para poderem então ser dadores.Numa primeira fase, trata-se apenas de uma recolha de sangue perfeitamente normal, como se fossem umas análises, e se mais tarde tiverem o privilégio de serem compativeís com alguém, terão então de vos ser retiradas as células compatíveis, mas será também através do sangue; nada que custe, posso garantir-vos, eu já fiz isso, é um bocado seca, mas é indolor.Julgo que se trata de uma oportunidade única, talvez a melhor depois de se ser pai/mãe, a possibilidade de se dar uma nova vida, uma segunda vida a quem padece de uma doença que pode ser mortal se outros tratamentos não resultarem.Está portanto nas vossas mãos/sangue ajudar, mas peço-vos que reflitam bem antes de tomarem esta decisão, pois não há nada pior do que ser chamado, pois encontraram um doente compatível, e depois o dador, com receio, não comparece.Quero só acrescentar que ao ser dador, entra-se numa base de dados internacional, o que significa que poderão salvar uma vida em qualquer ponto do globo.Se decidirem ser dadores, e a malta de Lisboa e arredores deve clicar no Centro de Histocompatibilidade do Sul, deve saber que não vai só ter a possibilidade de me ajudar a mim, na verdade e como todo o processo é confidencial, nunca saberemos quem é o dador e quem é o doente.Mas o que vos queria explicar é o seguinte:Eu vou fazer um auto-transplante, ou seja vão utilisar a minha própria medula para me salvar e só se algo correr menos bem (que não vai acontecer, porque já estou farta disto e tenho mais que fazer) é que seria preciso um dador compatível.No entanto apelo a todos os que possam para se inscreverem, até porquer entre o momento em que se entrega o formulário e o momento em que vos chamam para as análises, demora aí uns 6 meses ( não me perguntem porquê) e se for preciso mais tarde, pelo menos já lá constam.Obrigada a todosGigi