Iluminar os dias, continuando a sonhar que é possível viver...

Minha foto
Setubal, Portugal
Um abraço, uma palavra, um sorriso... um caminho que poderá ser muito longo. Afinal é possível.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Apelo

Gostava que dessem atenção ao apelo da minha amiga Isa Guerreiro e contactem-na se for o caso.Obrigada a todos.
Isa

Apelo - RetinoblastomaHoje dirijo-me a pessoas que de alguma forma tem contacto com alguém que tenha ou já tivesse tido Retinoblastoma.Se conhece algum caso,Se tem alguém na famíliaSe é pai ou mãe de uma criança com Retinoblastoma, queira por favor entrar em contacto comigo para isabelguerreiro@net.sapo.pt

Ver: http://umaluznaescuridao.blogs.sapo.pt/210346.html

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Consulta de rotina no Garcia da Orta.

Tem chovido todo o dia...

Fui levar o Miguel à escolinha e fui ao Modelo comprar pão e beber um café.
Hoje, é dia de consulta no Garcia da Orta.
Para o Dr Frederico tomar conhecimento de todos os exames que fiz, desta feita, fora do hospital, com o DR. José luis na clinica do Fogueteiro. E para sabermos os resultados das análises, que fiz ontem.
Consulta pelas 13 horas. Devido á forte chuvada, dificuldade em estacionar a viatura, atrasou-me e só cheguei palas 13.20h.

E tive alguma dificuldade em entrar no edificio, o que ainda me atrasou mais...
A entrada estava a abarrotar de ciganitos sofridos, que resolveram à falta de melhor, abrigarem-se da chuvada, exactamente onde é a passagem para a entrada principal do hospital. E esta observação não era só minha!...Enquanto estive na fila enorme para confirmar a minha presença para a consulta, ia olhando com uma certa curiosidade, pelas vidraças para o lado de fora. E ia ouvindo os funcionarios e voluntarios que andavam ali de tras para a frente, a fazer que estavam a controlar a situação. É que nem estes faziam uma pequena ideia do que se passava ali.Mas qual seria razão deste "associativismo"?Ouviam-se gritos excessivos, viam-se movimentos teatrais de algumas pessoas da dita raça, que estariam penosamente a sofrer com alguma ocorrência de doença ou acidente de familiar e amigo. Cá para mim, que nestas circunstancias, sou logo de dar aso à imaginação. " Não tinham nada para fazer...estava uma chuva do caraças...as ciganas faziam fila para os sanitarios e ainda reclamavam que um hospital desta dimensão deveria ter mais casas de banho.Mas a maior parte delas, nem sequer estavam na fila para os sanitarios propriamente ditos, não senhor!.. empilhavam-se em frente ao espelho a ajeitar as roupagens e a pentear os cabelos. Foi um dia fixe para o acasalamento, decerto!...

E nós meros espectadores, atrapalhados com as nossas mazelas, iamos abanando a cabeça uns para os outros, quase em silêncio. Também o espectaculo, assim o pedia . Bastou ir para o corredor perto da porta do consultório, também no rés do chão, mas já não estando em posicionamento que me possibilitasse continuar a observação desta novela da vida. Soube que ainda estavam algumas senhoras à minha frente. Eu a bem dizer, era a última. Sentei-me, pus a cabeça para trás, para aliviar a tensão muscular, que esta espera me provoca ... desde sempre. E ainda não tinha respirado de alivio, por finalmente estar sentada, já uma senhora me ia perguntando se não me tinha inchado o braço, porque o dela estava visivelmente maior que o outro.
-Teve cancro na mama, nao foi?...perguntou-me.
-Sim...é verdade...já nos conhecemos?...
-Já a tinha visto por aqui há meses atrás...
-Pois... quantas pessoas, nós já vamos conhecendo, nestas consultas de rotina...
_ nem queira saber...isto é um mal, que no meu caso não me tem dado trilhos! desde que me apareceu a doença perdi o meu marido e as minhas duas filhas...
- Sinto muito!... mas como foi isso?...
E...pronto já não consegui ter a palavra na proxima hora....mas fiquei a conhecer a história desta senhora, que estava danada para um desabafo... e grande desabafo...oxalá tenha contribuido para que se sentisse melhor.

A consulta com o Dr Frederico, foi como sempre um dialogo de duas pessoas que teem a mesma finalidade...uma cura. Nós, doentes, não fazemos ideia nenhuma do sofrimento que estas pessoas teem. Somos egoistas, achamos que o nosso problema de saude é a prioridade. E quando começamos a olhar para o lado, vemos um ser humano, que tambem pode estar doente, triste, e que ainda assim demonstra que está ali para nos apoiar, para nos mostrar o melhor caminho para ficarmos bem. E hoje o Dr Frederico estava triste.E eu bem sei porquê, só não o posso divulgar, por respeito a ele, claro.

Mas a grande alteração é a seguinte: retirar o tamoxifeno, porque parece que é o responsavel numero um pela minha gordura a mais. E não é nada bom para nós, pessoas com historico de cancro. Agora vou começar a tomar, Letrozol. É o nome do novo medicamento que me foi receitado. Parece que este tem menos contra indicações. No entanto, a osteoporose é um problema que tenho de ter em conta. De modo, que vou começar tambem a pensar num suplemento de calcio com vitamina D.

E a grande notícia é que continuo boa como o milho!!!!...

Continua a chover....mas agora já estou em casa... e um chazinho quente de Dente de Leão, já está a minha espera...
Voilá... um resto de uma boa semana a todos e muitaaaaaaaa saudeeeeeeeeeeeeeeee.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Ando com uma falta de memória!...shiiiiiiiiiiiiii


Ando a preparar o espirito e o corpo para a revisão dos 3 meses, mas ando tão apreensiva, tão ansiosa que até me vou esquecendo de assuntos basicos e fundamentais, no meu dia a dia.

Pareço um mosquito no meio da ventania.

Não ando a tomar medicação extra, não senhor! ... continuo com o tamoxifeno, e com o letter ( quando me lembro).

Ando tão esquecida.


Outro dia dei comigo a pensar com algum esforço, devo admitir: se tinha 43 ou 44 anos.


Não sei, onde meti as informações dos ultimos tempos!... as coisas mais antigas eu lembro-me bem! sei que me chamo isabel, tive cancro da mama aos 39 anos, e tive um filho aos 37. Espera, agora ja vou começando novamente a fazer contas.... ok...o Miguel tem 5 anos, hoje.


Dei comigo este fim de semana, no macdonalds, com o meu filho. E quando chegou a minha vez, d ser atendida, disse para a menina que estava a caixa, com os olhos muitos esbogalhados, à espera do pedido, com uma certa impaciencia. Ora eu assim, neste estado, fico em estado de alerta! com tanta impaciência! ...depois de gaguechar um bocado, la fui dando as boas tardes, lá apontei para o menu das crianças e dizendo que queria um daqueles pacotes com aqueles 4 bocados de carne estorricados, um sumo dos animais da selva, e uma sobremesa cor de rosa. Chiça!... quando acabei de falar, até me perguntei, se aquela pessoa que acabou de falar tinha sido eu!...

Dicidi hoje, comprar uns bolbos de narcisos, amarelos, (são as minhas flores da sorte, segundo o meu signo). Com alguma esperança que consigam romper vitoriosamente a terra ate Maio. Comprei tambem outros bolbos de outras plantas, que nao levem a mal mas que não me lembro neste momento o nome. E algumas plantas comestíveis, pequeninas, para plantar em carreiros: couves, alho françês e alfaces. Salsa e coentros ja lá tenho. Mas, hum... não me convenceram! arrancar ervas até à cintura ...quase, com este frio que se sentia hoje, e com o meu ombro do pior! foi uma canseira!!! ainda peguei na enxada, muito motivada, porque faz-me bem o ar livre! é compensador para o ego, uns tempos mais tarde, ver o que plantamos estar pronto para entrar na panela, mas... não está fácil! também não ando vocacionada para um relacionamente bucólico desta profundidade.

De modo que sinto-me bem lixada! ...nem fisica, nem mental ou cognitivamente estou aprovada.


Sinto um cansaço, mas que lindo inicio de ano!... lá ando a escrever as minhas memórias....ihhhhhhhhhhh mas com uma falta de memória!.... vai ser bonito!

Uma boa semana para todos.... e não tenham vergonha de assumir, se por acaso, alguem andar assim como eu.
Hei-de descobrir uma maleica para passar esta branca...

sábado, 19 de dezembro de 2009

Feliz Natal, cheinho de SAUDE!!!




Um Bom Natal a todos que aqui passam. E para aqueles que estão em tratamentos, um Natal muito especial cheio de Fé e Esperança e Paz.


-Olhem eu no meio do canavial numa pequena quintinha em Palmela, onde vive a minha amiga Mila.



E esta é a minha amiga Mila. Somos as melhores amigas desde o inicio da nossa adolescência. Eramos vedetas de teatro no secundário, quem diria que nenhuma de nós tivesse abraçado essa arte! faziamos com cada teatrada!
E hoje, foi o nossa comemoração de mais um Natalinho com os nossos meninos ao lado num almocinho a ouvir a passarada e o vento, que hoje estava bravo para aquelas bandas.









terça-feira, 15 de dezembro de 2009

A pedido de algumas familias dicidi angariar fundos para este sonho de esperança.

Um pesadelo em 2006, uma doença cancerigena, que me retirou a esperança num futuro, para criar o meu filho com 1 ano.Por isso escrevia um diario, para que ele me conhecesse, quando fosse adulto . Em 2007 depois dos tratamentos, renasci e agora , procuro passar palavra a quem esta nessa luta desigual e para isso criei um blog.

Actualmente muitos teem me apoiado para escrever um livro. Esse é o meu sonho.

Ja será muito dificil conseguir so restam 15 dias para o prémio... mas fica o registo... vivam os sonhos, enquanto se vai sonhando...a obra cresce.

http://www.festivaldesonhos.com/desejo.asp?D0870773B49BA45EF964

PS: Não se esqueçam que teem de ir ao vosso email confirmar o voto!!!! senão, CHAPÉU!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Eles precisam...são crianças em familias desfavorecidas...


Os Meninos de Oiro é uma associação que ajuda as crianças da nossa região...protege-as...ajuda as familias onde se integram.


E assim, peço-Vos que ajudem com o vosso voto. Todas as outras instituições que concorrem teem percursos louvaveis, e são tão merecedoras quanto esta, por isso, se votarem em qualquer outra não ficarei triste.

Mas se por um acaso estiverem indecisos, ajudem-me a ajudar estas crianças da minha cidade...

http://www.festivaldesonhos.com/instituicao.asp?BF7DBD8BF9474C64ABA7

Beijinhossssssssss a todos.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Po..po...popo...pota...

Está a acabar as minhas férias forçadas a pantufas e robes felpudos, que eu adoro mas que hoje em dia me fazem um calor do caraças! de modo que bem os visto mas logo vou despindo peça a peça, na proxima meia hora. É o tamoxifene, o grande culpado de tanto calor, que me vem das entranhas!
Irra às vezes penso que o raio do hipotiroidismo tambem tem culpa disto!

E durante este tempinho de regalo no lar, que ja se prolonga nos três meses, tenho tratado de enrijar as minhas banhocas no ginásio e adelgaçar o meu braço doente na fisioterapia. Este ultimo tratou de me pregar uma rasteira, deixou que se instalasse no meu ombro direito uma tendinitinha e uma brusitinha. As inhas do meu cansaço diario, logo matinal, quando acabo de vestir o Miguel. Fico pronta para me deitar novamente. E só não o faço, porque começo logo a sentir um desejo inadiável de um cafezinho num boteco qualquer nas redondezas. E assim, se vai passando a manhã no ginasio, ou no modelo, onde vou ver po.po.popo.ta e comprar o pão. De seguida, faço uma cardio, uma hidroginastica, depois umas seis ou oito piscinas, para trás e para a frente e acabo num banhinho turco que até faz inveja ao pessoal conhecido, que trabalha ds 9 as 18h, todos dias. Depois lá para as catorze e meia, bebo um sumo natural do dia no snack do ginásio, hoje por exemplo foi de pêra, uva e banana. E uma sopita light... melhor seria chamarem-na de: "caldosa".E saio por volta das tres da tarde, encaminho-me para Setubal, para o Centro de Fisioterapia, onde tenho o encontro diario marcado com a Ana João. Gosto tanto dela! sabe como ninguem fazer uma boa drenagem linfatica. E quando saio la pelas 16.30h encaminho novamente a viatura a Azeitão e vou buscar o Miguel à escola. E depois, vamos para o lar, cada qual brinca com os seus brinquedos até à banhoca diaria e o jantar. Os meus brinquedos são os tachos e a poeira que se vai instalando na casa.e depois de tanto brincarmos, lá pelas 20h, jantamos.
É que eu não gosto de rotinas, mas é tão bom, nos habituarmos às que nos fazem bem. E depois, perguntam-me sempre: "mas o que fazes tu durante o dia inteiro que não paras em casa??? e mal acreditam neste pequeno percurso que esta longe de me provocar canseira. Caramba! Isto é que é ter um nivel de vida muito acima da média!
Mas quarta feira....ui ! vou regressar à labuta dos pobres assalariados.

Hoje troquei a fisioterapia pela fila de espera da segurança social, e optei por engrossar a fileira do centro de atendimento, eu só queria entregar um papel, para saber enquanto me ficaria reformar-me agora com os descontos que fiz e perguntar-lhes, onde raio teem eles enfiado a minha recompensa mensal por incapacidade temporaria, que não teem acertado com a minha conta bancária!!!
As minhas idas à segurança social são sempre de ir às lágrimas: invoco pelo menos dois decretos-lei, um anuncio da tv e a ultima desgraça social que me vem à cabeça. Hoje foi uma bronca, lá fui dizendo que a popota tinha mais descernimento que muita empregada do estado. Eu juro que tento ser paciente, compreensiva, meiga até. Mas só me veem palavrões à boca, farto-me de engolir em seco para que eles não saiam, até venho de lá com a garganta seca e uma sede!!!!... lá foi mais um cafezinho e vamos embora que se faz tarde, tenho de ir buscar o Miguel ao pai, porque para desgraça maior, já hoje não foi à escola por causa da gripe A, que já se encarregou de acamar alguns coleguinhas.

Irra ...nem parece segunda feira! já me sinto pronta para o sofá do fim de semana!