Iluminar os dias, continuando a sonhar que é possível viver...

Minha foto
Setubal, Portugal
Um abraço, uma palavra, um sorriso... um caminho que poderá ser muito longo. Afinal é possível.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

.Grau de deficiência...shiiiiiii....para quê???

Urinol do Castelo de S.jorge

Dia 21 deste mês, ontem, fui a uma junta médica para finalmente sair o veredicto da deficiência atribuida a minha humilde pessoa. Já era esperada à algum tempo, mas mete-se pelo meio as festas e a coisa é violentamente atrasada. Mas para mim, nem me enche nem me vaza!... é um protocolo a seguir mas sem muita importância. E agora com a alteração da lei, no inicio do ano, piorou...nem o misero imposto de circulação é pago ( o selo da viatura). Ainda não aprefundei bem o tema...mas ainda tenho de o perceber.


Antes de ser atendida, Enquanto esperava na sala, ia observando os outros utentes que aguardavam junta médica como eu. Visivelmente atacados. Um com um valente ataque de tosse, devia ser nervoso miudinho. Outro, lia um livro de pernas para o ar. E uma deficiente motora, numa cadeirinha, reclamava, reclamava os noventa centimos que todos pagamos pela junta medica. Ela era a unica com algum discernimento intelectual:" Se sou deficiente, estou isenta e tenho de pagar noventa centimos para quê??? é para você beber café?...
Outro falava ao telemovel: " é pá qual é o teu problema, a minha mulher deu lá uma festa, só de mulheres, uma das gajas entupiu-me a sanita com um penso higienico, e agora querem o quê?... eu não vos pago para tratarem disso?!"...
lá dentro até os médicos tinham um arzinho pouco eficiente. Entrei,e o tempo sentada foram uns cinco minutos, se tanto. Abri a boca para o bom dia, e para perguntar se tinham junto o ultimo documento entregue. Foi-me atribuido 66% de deficiência e logo ai eu fiquei apreensiva: "Porque raio tinham de me atribuir logo dois algarismos 6? eu não sou supersticiosa mas no meu caso há que evitar estas causalidades. Se houvesse mais um seis estava bem tramada! ...e sai desesperadamente disparada com a folha de papel na mão.
Que maravilha...se estiver viva, la para os 49 anos passo a ser eficiente. Mas e os 33 gânglios que me retiraram e já não me nascem?... hum...há para aqui qualquer subtileza que está salvaguardada da minha humilde compreensão. Eu desgangloriada e eficiente a 100%?...está bem...quem me dera voltar à normalidade. Nasceu-me uma alma nova à conta do delegado e respectivos subordinados públicos.

Em casa, em alteração ao seu quatidiano laboral, o meu marido resolveu alterar tres vezes por semana o horario do bar. Para festejarmos, resolvi fazer um bacalhau dourado no forno, que me deu uma trabalheira. A mesa ja posta, a sala com a arrumação mais ou menos controlada em relaçao aos brinquedos do Miguel e do cão. Depois de tudo isto: vinte uma e trinta e eu com uma soneira e um cansaço que resolvi deitar-me com o miudo. Mensagem pelo telemovel: desculpa lá...o sono venceu mais uma vez as honras da casa. "Quando chegares ha bacalhau no forno".

Que se lixe... há dias que parecem noites. E noites que são autêntico breu.

Amanhã, dia das analises e surprise!!!! encontro com fotos e tudo, nem se ponham a adivinhar, não é só com uma...são mais...vai ser uma farra!

16 comentários:

Alda disse...

Olá Isa,
Não penses nisso dos 66% de incapacidade, eu também me atribuiram esse número, e ao que parece, é quase a todas as mulheres que fazem mastectomia! As que tiverem mais de 70% a coisa está preta... por isso conforma-te!
Temos que trabalhar até "não poder mais", para compensar quem faz pouco, ou nada!!!!

Beijocas

Anônimo disse...

...
Olha se era 69...

Então vai haver farra... Diverte-te. E depois vem contar, que é para a gente saber.

Beijinhos
laura

Anônimo disse...

Olá Alda, pf não digas isso. Eu tive 80% e ao que sei é aquilo que atribuem a quem fez mastectomia, dependendo do tamanho do tumor e nº ganglios extraidos. O resto é uma questão de sorte!

Beijos grandes

Anônimo disse...

Eu tive 80% por 10 anos e, segundo li não sei onde, o que está estipulado por lei é que até 60% são tumores benignos, entre 60% e 80% são tumores malignos com recuperação e a partir de 80% são tumores com metástases. A nossa Anixinha tinha 95%... Antes de saber isto, fiquei preocupada, mas afinal é mesmo um pro forma... ou algo parecido. Acredito que mesmo acima de 80% nunca se sabe... os milagres acontecem. Estou desejosa de ver as fotos de amanhã. Deve ser com a Cristina, talvez a Imel... e há mais? Ai que farra! :)) Beijos, amiga, estou contigo em pensamento.

Cristina J. disse...

Eu juro que só sei de mim!!!!

Também estou desejosa de saber qual a surpresa que a Isa me reserva...

Bjinhos a todas

Mimas disse...

Tudo vai correr muuuuiiiito bem, Isa, beijo grande!

Bem, se a outra for a Gosma até me passo, amuo vitaliciamente!

Mimas

IsaLenca disse...

Números, não percebo nada...mas tudo depende de quem atender na junta médica.
O que interessa é o que a pessoa sente. Que corra tudo nos confirmes!
Bjs.

Gigi disse...

Não percebo qual é o critério mas a mim atribuiram-me uma incapacidade de 80% a ser re-analisada ao fim de 5 anos.

Assim dado que me fui considerada "deficiente", solicitei no meu banco a alteração ao meu empréstimo habitação e passei a ter de acordo com a lei, direito a uma taxa de juro miuto mais baixa. para terem uma ideia, neste momento pago menos 150€ de empréstimo.

Também entreguei cópia do documento na minha entidade patronal e fiquei isenta de descontos para o IRS, ou seja, agora recebo um ordenado maior, dado que estou isenta de impostos.

Não sei se já tinham esta informação, mas pelo sim pelo não, achei melhor partilhar.

Bjs.

Gigi

Nela disse...

Alda, com mais de 70% a coisa está preta???! Fogo, eu tenho 80%!
Admito que tenho uma grande vantagem: o IRS baixou e de que maneira! Isa, entrega cópia disso ao patrão e vais ver...

Quando o médico me disse que tinha os tais 80% por 10 anos pensei: devo estar muito mais doente do que penso... Eu não fiz mastectomia, de certeza que a espectativa dele é que eu não dure os tais 10 anos! Estúpido!

Bom, adiante. Já deu para perceber que as salas de espera dos Centros onde se fazem estas juntas médicas dão pano para escrever um monte de mangas... Aquilo que a Isa descreveu é, sem tirar nem pôr, aquilo que eu vivi no CS de Sintra. Imaginem aí umas 10 ou 12 pessoas sentadinhas num corredor (sala é só para os CS mais chiques...), a bufarem pelo tempo de espera e a fazerem comentários que o vizinho do lado corroborava com veemência. Ou não. Também havia alguns, tipo eu, que se fingiam de mortos para passarem despercebidos. Já tinhamos uma boa parte da manhã passada entre bufos e reclamações, quando uma auxiliar chega ao dito corredor e grita de modo a ser ouvida no rés-do-cão (estávamos no 3ºandar): O senhor da dor de barriga pode entrar!

O senhor da dor de barriga pode entrar!??? Oh c'um caraças! Nunca ri tanto e tão alto no meio de desconhecidos! Parecia um filme. Sei lá, lembrei-me dos Feios, Porcos e Maus. Lembram-se? Acho que a auxiliar influenciou o médico no sentido de me darem uma percentagem alta, eu pensar que estava muito mal e dar-me um AVC ali mesmo. Isto a julgar pelos olhos que me deitou... Também foi por isso que não questionei os 80%. Queria sair dali e mostrar-lhe, vitoriosa, que tinha resistido e voltaria dali a, precisamente, 10 anos...

Não sabiam com quem se estavam a meter!

Cristina J. disse...

Mimas, também fiquei apreensiva...mas afinal a Isa é minha amiga e não levou a Gosma de braçada!

Levou sim, outra amiga do coração, mas esperem, que elas é que ficaram com as provas.

Agora, a Miss Gosma, quando olhar as fotos vai-lhe dar uma coisinha ruim...acredita.

Isa, muito obrigada pela companhia, pela conversa e pela surpresa, AMEI!!!!!

Bjinhos

Nela disse...

Claro que não me levou! Eu trabalho!

Toma... Gosma!

Isa, mostra as fotos. Quero rir-me com a franja...

Isa disse...

olá, realmente não se chega a nehum consenso, eu tive 80 % durante 5 anos e sou mastectomizada.
Adiante...
Estamos a espera das fotos e das novidades do médico...

Isa disse...

ah, tb não desconto irs, tb baixei a prestação da casa, e nos ultimos 2 anos, paguei 1 euro/ano no "selo do carro"...beijos

Anônimo disse...

Olá isa, bem amiga ,só tu...já me ri com tudo o que escreveste...a mim deram-me 70% ,mas o critério que é usado tb não sei!Adiante...importa é que andemos por cá, por muito tempo...cheias de energia e muita saúde. e mainadaaa... como costumas dizer!!:)beijos para todas

Alda disse...

Cada médico tem o seu critério.A mim disseram-me isso dos 70% mas não foi nessa consulta.
Mas o melhor é não pensarmos muito nisso.
Peço desculpa!
Eu devia era estar calada!!!

Anônimo disse...

O que já me ri com a descrição da Nela, eheheh! Quanto à incapacidade, tb apresentei no meu emprego e passei a receber no ordenado aquilo que antes era descontado para o IRS. O IRS passei a receber por inteiro e quanto à Segurança Social disseram-me que tb ia ter uma redução, mas os serviços demoram, demoram, demoram... entreguei os papéis há imenso tempo e continuo a pagar o mesmo de S.S. Quanto à foto, esqueci-me de dizer que moro a 200 metros desse urinol, eheheh! Quando combinarmos algo para as minhas bandas, já têm um ponto de referência, ihihih! Beijo enorme a todas :))