Iluminar os dias, continuando a sonhar que é possível viver...

Minha foto
Setubal, Portugal
Um abraço, uma palavra, um sorriso... um caminho que poderá ser muito longo. Afinal é possível.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Encontro com Paula Ravasco.

Mais um dia ganho.

Há dias que valem pelo que são e pelo bem que nos fazem, quando conhecemos alguem. Alguem que nos enriquece com a sua amizade ou com uma simples conversa.
Escrevi-lhe pela primeira vez no dia 1 de Fevereiro deste ano, assim: " Estive a conhecê-la pelos documentos espalhados na internet, e achei uma maravilha ter dado com uma pessoa com o nivel de conhecimento sobre nutrição, como é o caso...", uma semana depois a volta do correio trouxe a primeira combinação para um encontro " Acha que pode vir ter comigo ao serviço de radioterapia no hospital santa maria?". Mas os encontros propostos acabavam por nao acontecer por razões profissionais da Paula ou minhas. Mas hoje concretizamos a pseudo consulta. Como se conhecesse a Doutora desde sempre, até na recepção, quando pedi para que avisassem que eu tinha chegado, me perguntaram : é doente?...e eu respondi de imediato sem pensar: não.Tenho um encontro marcado com a doutora". Analisei mais tarde a minha resposta e achei interessante, como ser doente ja nao fosse o meu estado. E a consulta não fosse mais que um encontro entre pessoas que querem conversar. Tudo o que esperava encontrar, encontrei a dobrar.A doutora Paula é de uma sensibilidade sincera , de dialogo fluido, de bastante profissionalismo também. Conversamos umas duas horas, num bailado de questões das duas partes. Haviam respostas que eu não podia deixar de ouvir, sobre a sua dedicação à ciência e às pessoas. Admiração sobre a sua sinceridade e simplicidade ao dizer-me que em nome do conhecimento cientifico trabalhou algum tempo como modelo para fazer frente ás despesas avultadas que tinha de pagar no exterior. Com uma beleza que nao vem só do interior, sem duvida foi e seria uma bela modelo, ainda hoje.

Mas o plano alimentar para os proximos tempos estava feito, as dicas para um dia com mais necessidade de doces, esclarecimentos sobre o elevado valor calórico das pipocas, que eu tanto gosto, ainda que não levem açucar, e somente canela. Bebidas só cha verde ou preto, um café e de resto àgua. Liquidos nada menos que um litro e meio por dia. Em relação a medicação para emagrecer, a Paula é complectamente contra.

Para nós mulheres que tomamos Tamoxifene, é previsivel que a massa corporal gorda e a retenção de liquidos, aumente. É bastante dificil perder peso com a toma deste medicamento, mas não impossivel. Seguindo um plano alimentar com varias e pequenas refeições diarias, com bastante exercicio fisico, é possivel perder alguns quilos.
Alguns mais ensinamentos que vou tentar seguir, para que desta vez, consiga vestir o meu almejado 38.

4 comentários:

Gigi disse...

Deve de facto ser uma pessoa fantástica.

Fico contente, por teres gostado.

38??? quem me dera...

Nela disse...

TAMBÉM QUERO!!! Já conheço o nome da Dra. Paula Ravasco há muito: desde que fiquei doente. E já tentei contactá-la, mas não consegui encontrar pista.

Isa! Vais dizer-me tudo por mail! Ou estás a pensar guardar a Dra. só para ti?! Nem penses...!

Anônimo disse...

Seria possível darem-me o contacto da Dra. Paula Ravasco?

Obrigado a todas e todos..

Anônimo disse...

Email é sofia.tome.25@gmail.com