Iluminar os dias, continuando a sonhar que é possível viver...

Minha foto
Setubal, Portugal
Um abraço, uma palavra, um sorriso... um caminho que poderá ser muito longo. Afinal é possível.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Não tenho já paciência para paciente... agora quero ser voluntária.



Esta minha quinta feira ja me deu agua pelo bigode. então não é que me apareceu uma ameaça do periodo menstrual? quando supostamente não deveria. Agora pergunto eu a mim mesma: será normal?...resposta: não. E lá fico eu preocupada com o meu endométrio.


A injecção que eu tomo trimestralmente, chama-se Decapeptyl 11,25 mg. E a ultima que me injectaram na nadega, foi a 27 de Dezembro. Ainda nem passou 3 meses.

Ora eu fui investigar por conta propria, se isto é preocupante ou não. No papel explicativo que acompanha a dita cuja diz assim a determinada altura: " a administração de decapeptyll pode impedir o aparecimento da menstruação. Não é normal ocorrer hemorregias durante o tratamento, excepto no primeiro mês ( que por acaso tambem me aconteceu e ja lá vão uns 19 meses). A função ovárica é retomada após se terminar o tratamento e a primeira menstruação aparece em média 134 dias após a ultima injecção ( ora eu ainda nem 90 dias passaram ).


Eu deparei-me com este facto pelas 12.30 mais ou menos e às 14h estava no Hospital Garcia da Orta. Porque nestas coisas, o seguro morreu de velho e não consigo ficar sentada no sofá a deteorar os restantes neurónios, constantemente postos à prova e também não me sinto capaz de voltar ao tabagismo para evitar um estado de nervos acelerado. Acho que fiz o melhor. Muito bem acompanhada com o meu marido, que mal respirava, parecia que lhe tinha dado algum ataque cardiaco nas ultimas horas, dirigi-me ao hospital. No oitavo piso, oncologia, na recepção uma enfermeira ao telefone e de resto pouco mais, a não ser um médico bastante simpatico que me fez o favor de passar a receita da injecção, para que eu a fosse levantar na farmácia do hospital.


As enfermeiras no hospital de dia, gostam sempre de dar a sua opinião médica, e não eram da opinião de que eu levasse a bendita espetadela. Porque, enfim, poderá mascarar um efeito escondido, e porque não tornar ao hospital segunda feira, com o oitavo piso a todo o gás? O importante para mim, é lá estar o Dr Frederico, de resto já me sobra pouca paciência para paciente. Agradeci e retornei a casa, com uma dor de cabeça, e outra nas pernas, que não lembra uma das maratonas que fiz na minha adolescencia, nas visitas ao Vitória de Setubal. Como não consegui sossego, nem explicações plausiveis, do pessoal de enfermagem, nem exames comprovativos e descansativos, tive de recorrer ao telemovel, para um pedido de ajuda urgente à Dra Agueda, minha fiel ouvinte, que mesmo no meio de uma consulta, foi como sempre tem sido, atenciosa e profissional. Uma amiga... A marcação que eu ja tinha para a sua clinica Regilcare em Almada para a proxima sexta feira dia 28, foi adiada para segunda feira para ecografia pélvica com sonda.


Disse-me no meio de um sorriso: " Isabel a tua citologia de à dois meses atras, estava bem. A tua idade permite que haja essas fugas, vamos ver com calma...não se passa nada. Foi isto que a minha médica me disse, e foi isto que me deixou outra vez, quase descansada". Inclusive, ainda me disse para que fosse levar a injecção hoje.


Centro de saude em Azeitao fechado, anteciparam a sexta feira Santa. E la fui à Marilia, para que me tratasse do resto.

E tudo isto, porque a mais alguém pode acontecer o mesmo ...


Segunda feira logo se verá... até lá ... vou beber umas sangrias para me aliviar as dores e comer uns mariscos, e tentar ir ao Ikea comprar uns armarios para a minha cozinha.

6 comentários:

laura disse...

*****

oh minha linda Isa!

Então se há dois meses a citologia estava ok, se a Dra. te sossegou, vai mas é aproveitar a Páscoa e deixa-te de te atormentares.

Chegou a Primavera, tempo de sentir o vento perfumado,
sentir uma doce esperança,
ter alegria... e comer coelhinhos de choculate!
Não abuses... e pensa em coisas boas!

Estou contigo,
laura

Carla disse...

Isa querida, que coisa aborrecida, amiga. Mas na segunda-feira vais ver que está tudo bem. Tenta descontrair estes dias, a Laurinha deu boas sugestões :) Um beijo muito grande.

Alda disse...

Olá Isa,
Vais ver que tudo vai correr bem amiga. Pensamento positivo sempre!
Aproveita estes dias e descontrai.
Boa Páscoa!!!
Beijinhos

isa disse...

olá isa, não tomo essa injecção, mas tb me dissreram que o periodo não deveria aparecer enquanto fizesse o herceptin, mas de há 4 meses para cá, começou a aparecer e tem sido cwertinho f«todos os meses, tal como tu, fiquei aflita, mas bastou-me um telfonema para a unidade de oncologia do hospital e descansaram-me.tb tinha feito citologia havia pouco tempo.um beijinho

Gigi disse...

Como hoje é segunda feira, agaurdo novidades, apesar de ter a certeza que está tudo bem.

beijinhos.

Nela disse...

Linda, já tens novidades? Está tudo ok, claro!
Conta, conta! Com o meu Tamoxifeno também está a acontecer o mesmo... Ainda somos muito jovens, é o que é. A natureza tem mais força do que os quimicos...!

Jinhos