Iluminar os dias, continuando a sonhar que é possível viver...

Minha foto
Setubal, Portugal
Um abraço, uma palavra, um sorriso... um caminho que poderá ser muito longo. Afinal é possível.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Consulta de rotina no Garcia da Orta.

Tem chovido todo o dia...

Fui levar o Miguel à escolinha e fui ao Modelo comprar pão e beber um café.
Hoje, é dia de consulta no Garcia da Orta.
Para o Dr Frederico tomar conhecimento de todos os exames que fiz, desta feita, fora do hospital, com o DR. José luis na clinica do Fogueteiro. E para sabermos os resultados das análises, que fiz ontem.
Consulta pelas 13 horas. Devido á forte chuvada, dificuldade em estacionar a viatura, atrasou-me e só cheguei palas 13.20h.

E tive alguma dificuldade em entrar no edificio, o que ainda me atrasou mais...
A entrada estava a abarrotar de ciganitos sofridos, que resolveram à falta de melhor, abrigarem-se da chuvada, exactamente onde é a passagem para a entrada principal do hospital. E esta observação não era só minha!...Enquanto estive na fila enorme para confirmar a minha presença para a consulta, ia olhando com uma certa curiosidade, pelas vidraças para o lado de fora. E ia ouvindo os funcionarios e voluntarios que andavam ali de tras para a frente, a fazer que estavam a controlar a situação. É que nem estes faziam uma pequena ideia do que se passava ali.Mas qual seria razão deste "associativismo"?Ouviam-se gritos excessivos, viam-se movimentos teatrais de algumas pessoas da dita raça, que estariam penosamente a sofrer com alguma ocorrência de doença ou acidente de familiar e amigo. Cá para mim, que nestas circunstancias, sou logo de dar aso à imaginação. " Não tinham nada para fazer...estava uma chuva do caraças...as ciganas faziam fila para os sanitarios e ainda reclamavam que um hospital desta dimensão deveria ter mais casas de banho.Mas a maior parte delas, nem sequer estavam na fila para os sanitarios propriamente ditos, não senhor!.. empilhavam-se em frente ao espelho a ajeitar as roupagens e a pentear os cabelos. Foi um dia fixe para o acasalamento, decerto!...

E nós meros espectadores, atrapalhados com as nossas mazelas, iamos abanando a cabeça uns para os outros, quase em silêncio. Também o espectaculo, assim o pedia . Bastou ir para o corredor perto da porta do consultório, também no rés do chão, mas já não estando em posicionamento que me possibilitasse continuar a observação desta novela da vida. Soube que ainda estavam algumas senhoras à minha frente. Eu a bem dizer, era a última. Sentei-me, pus a cabeça para trás, para aliviar a tensão muscular, que esta espera me provoca ... desde sempre. E ainda não tinha respirado de alivio, por finalmente estar sentada, já uma senhora me ia perguntando se não me tinha inchado o braço, porque o dela estava visivelmente maior que o outro.
-Teve cancro na mama, nao foi?...perguntou-me.
-Sim...é verdade...já nos conhecemos?...
-Já a tinha visto por aqui há meses atrás...
-Pois... quantas pessoas, nós já vamos conhecendo, nestas consultas de rotina...
_ nem queira saber...isto é um mal, que no meu caso não me tem dado trilhos! desde que me apareceu a doença perdi o meu marido e as minhas duas filhas...
- Sinto muito!... mas como foi isso?...
E...pronto já não consegui ter a palavra na proxima hora....mas fiquei a conhecer a história desta senhora, que estava danada para um desabafo... e grande desabafo...oxalá tenha contribuido para que se sentisse melhor.

A consulta com o Dr Frederico, foi como sempre um dialogo de duas pessoas que teem a mesma finalidade...uma cura. Nós, doentes, não fazemos ideia nenhuma do sofrimento que estas pessoas teem. Somos egoistas, achamos que o nosso problema de saude é a prioridade. E quando começamos a olhar para o lado, vemos um ser humano, que tambem pode estar doente, triste, e que ainda assim demonstra que está ali para nos apoiar, para nos mostrar o melhor caminho para ficarmos bem. E hoje o Dr Frederico estava triste.E eu bem sei porquê, só não o posso divulgar, por respeito a ele, claro.

Mas a grande alteração é a seguinte: retirar o tamoxifeno, porque parece que é o responsavel numero um pela minha gordura a mais. E não é nada bom para nós, pessoas com historico de cancro. Agora vou começar a tomar, Letrozol. É o nome do novo medicamento que me foi receitado. Parece que este tem menos contra indicações. No entanto, a osteoporose é um problema que tenho de ter em conta. De modo, que vou começar tambem a pensar num suplemento de calcio com vitamina D.

E a grande notícia é que continuo boa como o milho!!!!...

Continua a chover....mas agora já estou em casa... e um chazinho quente de Dente de Leão, já está a minha espera...
Voilá... um resto de uma boa semana a todos e muitaaaaaaaa saudeeeeeeeeeeeeeeee.

7 comentários:

Nela disse...

Ora ainda bem! Tive que ler a história dos ciganitos e da outra senhora e mais não sei quê... e aqui em pulgas para saber como estavas... Ainda bem que estás assim como o milho. Isso sim, isso é que interessa!
Beijocas, Oh Iluminada.

Lina Querubim disse...

É Nela ela é lixadaaaaaaa entendo que seja triste as outras histórias mas...tava dificil sair :p para a próxima lemos debaixo para cima iihihihihih.
Fico feliz por estar tudo bem contigo :) beijokas e continua boa como o millho

IsaLenca disse...

Pois...o que interessa é mesma a parte final: estás boa como o milho!
Bjs

Anônimo disse...

Oh muninas! voces deixem-me contar a minha vida! shiiii... o Dr Frederico tambem me disse que eu preciso estravazar, nem que vá procurar ajuda de um psicologo. Por isso aguentem, que não é facil ser amiga aqui da je!

Obrigada...no fundo voces são umas queridas, não me deixam a falar sozinha.Jinhos
Isa

Alda disse...

Isa, ainda bem que estás boa como o milho!
Estravaza mulher...ficas mais aliviada!!!
Beijocas.

Platero disse...

Que bom que estás bem, assim é que é, sempre para cima e com bom humor.

Um Abraço

Anônimo disse...

tudo de bom.
Is@