Iluminar os dias, continuando a sonhar que é possível viver...

Minha foto
Setubal, Portugal
Um abraço, uma palavra, um sorriso... um caminho que poderá ser muito longo. Afinal é possível.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Agradecimento ao Gil....

Diário: 9 de Outubro de 2006

A febre estava alta, o telefone tocou nesta noite , ao atender, ouvi a Mila do outro lado, preocupadissima comigo," Porque não falas com o Gil?"....

Telefonei ao Dr. Gil, a quem eu conheço por ser irmão do Beti, um amigo meu de anos, e cunhado da Mila, a minha amiga desde os tempos em que derramavamos palavras nos bancos da escola e programava-mos teatrinhos, escreviam-mos poemas, construiamos uma amizade a que os tempos e a distancia não maltratou. Quando nos encontramos, quando precisamos, somos um pilar uma da outra. Tambem ela desta vez, me mostrou um caminho facil, para uma pessoa que eu mal conhecendo, me apoiou e ajudou nesta fase da quimioterapia.

Só o que me diminuiu a febre nesta altura dos acontecimentos, a que algo de bastante incomodo parecia iniciar uma infecção...uma valente queda dos valores do sangue. Foi o extracto hidrofílico Pau d'Arco, sem alcool, 3 colheres de sopa ao dia. Tomei e no dia seguinte parecia renascida das cinzas. Não sei explicar o porquê...
O medo de algo pior, era tanto que eu experimentava qualquer coisa. Uma vez que no hospital parecem ter esgotado as possibilidades dos medicamentos possiveis, da ultima vez que la fui. Andei a tomar disto uma semana mais ou menos. E comecei a frequentar o consultório em Palmela do Gil. Duas vezes por semana, lá me encaminhava para a sessão de Acunpuctura. O braço esquerdo onde levava tratamento apresentava já alguma saturação, as veias começavam a ter aspecto queimado e no cotovelo haviam algumas que pareciam autentico arame, de tesas.

Reflexologia nos pés.... agulhas espalhadas por uns oito pontos do braço, testa, pernas, pés. Saia de lá bastante grata a todos os estudos de anatomia chinesa.

O Gilberto, estudou na Escola Superior de Medicina Chinesa do Dr. Pedro Choy, ja fez umas viagens de formação à China, Singapura. É também um autodidacta...anda entusiasmado a aprender alemão por uma gramática comprada recentemente. Quando lá chegava esperava algum tempo, que ele chegasse à sala de espera e me encaminhasse ao tratamento. A minha quimio, foi seguida pelo Gil, a partir desta altura . Os meus efeitos secundarios de outrora, estavam agora mais leves e quase imperceptíveis.
Tambem me ajudava a melhorar o estado de Alma. Assim que entrava na sala de tratamentos ele sentava-se por trás da secretária, e não houve uma unica vez que escrevesse nada daquilo que eu dizia, e ainda assim tenho a certeza que não esquecia uma unica frase que eu dissesse. Pregava os seus olhos azuis mar em mim...e perguntava-me :" Isa, como está a tua alma?. "A principio, eu tinha vontade de lhe responder: "qual alma qual quê?!...existe um corpo, doente. De Alma nada conheço, só a procura pouco sensata nos romances, em que se fala de Alma gémea."

Mas, lá respondia com poucas palavras, e passados poucos dias...autenticos dialogos do coração e da alma. Falamos de viagens, dos meus projectos agora ameaçados, dos meus sonhos, da minha familia, da sua familia, das suas viagens, dos conhecimentos adquiridos nos ultimos tempos. Enquanto houvessem palavras...não iniciavamos o tratamento e quando o faziamos, algumas vezes cantavamos musicas de outros tempos, e riamos bastante. Era disto que eu precisava. Foi isto que a doença me mostrou...que existem pessoas que eu não conhecendo, me ajudavam agora a reconquistar o meu lugar ao Sol. Não foi em troca de dinheiro a sua ajuda... não houve uma consulta que ele aceitasse um euro. É com lagrimas, que hoje lhe agradeço a Mão...e as agulhas também.
Lembro-me logo no inicio... lhe ter dito qualquer coisa como isto: " Sinto-me tão pobre, olho para trás e não fiz nada que me orgulhe, nada que me diga hoje que valeu a pena ter vivido sempre a correr, a não ser ter tido um filho...mas nem ele eu posso dizer que tenho, os filhos nascem não para serem nossos, mas para a vida."

I

29 comentários:

Alda disse...

Olá Isa,

Parabéns ao Dr Gil.
Por te ter ouvido, e tratado, e por te fazer rir. É com pessoas assim como o Gil, com sensibilidade, que conseguem tratar o corpo, sem esquecer a alma, que fazem com que sintamos que vale a pena, lutar para vencer.
Acima de tudo precisamos de sentir calor humano.

Muito sucesso para o Dr.
Para ti muita saude.

Beijinhos

Anônimo disse...

Olá Isa,

Fico feliz por teres encontrado alguém tão especial como o Dr. Gil.
Possivelmente ele tambem te agradece por seres quem és.
É bom saber que estás bem!

Beijo grande

Aida guimarães disse...

Isa,

Amiga, continuo a gostar de ler a tua "história".
Também se encontram pessoas boas!!

Já sabes qual é a minha opinião.... tudo isto numas folhinhas e editadas...uiui... Pena é que depois tenha que ir para a fila pedir um autografo!!!!

Hahahaha, até já tenho um autógrafo teu no Diploma que nos deste.....

Beijos amiga e fica bem

Cristina J. disse...

Mais uma vez, nos entregas um bocadinho da tua história, e mais uma vez eu fico com aquele nó na gargante e os olhos a transbordar...

Pode parecer que não, mas ainda existem muitos Drs. Gil por este mundo, eu acredito nisso.

Um beijo grande para ti

Nela disse...

HIHIHIHI...

Eu também tomei extracto de Pau d'Arco.
Eu também encontrei pedaços perdidos da minha Alma.
Eu também tive um Dr. Gil, mas não se chamava Gil. Chamavam-se Sandra e Jorge.
Eu também tenho tanto a agradecer a tanta gente que encontrei e ainda encontro.

hihihihi (estou contente)

Isa, não tomaste Aloé Vera?

Anônimo disse...

Lembrei-me de ti em Fátima e de todas que como tu estão a sentir o cancro na pele, mas acredita amiga a nossa fé move montanhas e eu costumo dizer e disse-o muitas vezes à minha Tila, Ele nunca me abandonou.
E torno a dizer Ele não nos abandona nunca... é preciso é que nós tenhamos confiança, porque Ele mesmo invizivel, também anda por aqui.

Anônimo disse...

....

Eu acrdito nas medicinas alternativas. Já precisei dela para uma tendinite e deu resultado.

Na minha experiencia com doentes, muitos deles tinham suporte de med. chineza; e os que a tinham, eram mais confiantes. Os resultados até nem eram grande coisa, às vezes, mas era mais uma coisa que lhes enchia as esperanças ou a alma, como queiram.

Ando aqui com uma dor num osso do pé, tenho de ir a esse Dr. Gil.
Beijinhos.
laura

Anônimo disse...

Manuela toma-se tudo! ela secalhar não conhece o cato, a minha Tila nunca quiz tomar, até me deram um feito por umas freiras mas ela nunca tomou, dizem que faz bem mas é muito amargo.
Desculpa eu intrometer-me mas não é por mal beijinhos.

Pau D,Arco esse não conheco ensina lá!

Anônimo disse...

Manela andas por aqui beijinhos para ti e toda a tua familia
Se já estás cá por perto aparecetá.

Anônimo disse...

Tomei...tomei...está no inicio do meu diário, tomei aloe vera em garrafas que vinham de um mosteiro que um vizinho meu trazia, sabiam mal...mas tomei umas duas garrafas antes da cirurgia...ah! pois não !eu na altura até bebia e comia tudo que me dissessem que me podia melhorar.
Nela parecemos gémeas...hihihihi

Obrigada a todas voces...Laura eu acho que as medicinas alternativas são uma mais valia...nao sei se é no corpo se é na alma...que nos faz bem em geral faz!

Beijinhos
Isa

Mimas disse...

Olha, sabes que Gil (sem o Berto) é o nome do meu pai e do meu filho? Gostei muito desta tua homenagem, sentida mesmo.

Beijos, Mimas.

Anônimo disse...

E afinal eras já tão rica, Isa querida. Um filho é o maior tesouro que podemos ter e o meu maior desgosto é não poder ser mãe. E agora tens a tua saúde de volta, amiga :)) Imagino que mesmo assim te seja difícil recordar muitos momentos. Emocionaste-me de novo com a forma bonita como falas dos outros. Fiquei a admirar o Dr. Gil. E a ti admiro-te cada vez mais :) Um beijo muito grande.

Anônimo disse...

Oi Isa - Retrato iluminado

Tambem eu tomei aloes vera, garrafas compradas nos monges em Carnide e ainda tomo. Mal não faz, pelo menos regularizou-me o intestino depois da quimio. No minimo serve como laxante.

Tambem bebi muito chá de pau d'arco. Era a unica forma de ingerir liquidos. E desde Agosto que sou acompanhada pela medicina chinesa. E se me disserem que a cura está no fundo do mar, podes crer que arranjava um submarino para lá chegar.

Acredito nas medicinas alternativas como complemento à medicina tradicional. E obviamente que a mente faz milagres. Se acreditarmos no que estamos a tomar, acho que pode ser benefico, tal como um placebo.

Bjocas

Anixinh@ disse...

Ola Isa LINDA como estás querida , e o filhote ?
é sempre com mta atenção que leio o teu diario , tbem eu bebi cha de pau arco , e tomei umas capsulas feita de um cogumelo chines , que vieram da america mandadas por um amigo meu , eu acho que td a pessoa que passa por uma doença , pensa em lutar ate ao fim sejam quais forem as armas , a medicina alternativa em conjunto com a tradicional é benefico pra o doente , isto dito pelo meu medico oncologista,.
E É O um pc como a Isabel diz se nos disserem que a cura esta no fundo do mar , ainda vamos nós...

Mas ainda bem que tu encontraste o Dr GIL , e que tds nos encontramos alguem pra nos ajudar a seguir em frente sem medos.
Felizmente eu acho que há mtos Dr gil , e ainda bem.

Um gd bjinho pra ti ( acho mesmo que devias escrever um livro)

BJINHOSSS bom fim semana

Anônimo disse...

Olá Isa!

Que bom que vim aqui e tinhas actualizado o teu diário de bordo de um momento marcante da tua vida... Momento que superaste com tanta dignidade, força e coragem!

Parabéns pela tua escrita, enche a alma de quem te lê e dá esperança a quem a vai perdendo por isto e por aquilo. Pelas coisas da vida, em geral.
É bom ler sempre a tua coragem!

Que bom que encontraste essa mão amiga, essa mão cheia de tudo para te amenizar a dor física e a da alma...

Mando um beijo para ti e um beijinho tão fofinho para o teu menino!

X

Anônimo disse...

Olá Isa,

ando pela net vagueando! Fazendo o tempo necessário para tomar um antibiótico!:)

Vim, então, reler o teu blog, que, tal como já te disse, é um testemunho cheio de tudo o que alguém deseje ler para ter esperança!

Aproveito para te desejar um Domingo muito cheio de sol! A bater na vidraça e na tua alma!

X

isa disse...

Ola

Gosto muito de vos ter por aqui nos comentarios, sempre presentes, atentos... e a participar.

Mimas que é uma querida, a Isabel- a menina que tem um blogue recente, a nossa Carla Dias que tambem está presente e é uma pessoa especial, a Teresa (x)que é muito simpatica, a anixinha, que eu adoro vê-la,

é tão bom fazer parte das vossas vidas...

beijinhos

isa

Anônimo disse...

Olá Isa,

desejo que estejas a ter um Domingo muito bom! Pelo menos dizem que o sol raiou em força por todo o país, o que já anima uma simples ida à varanda, portanto!

Isa, gostaria de te corrigir!
Não sou eu que faço parte da tua vida! Tu é que passaste a fazer parte da minha! Tu é que me ensinas coisas, eu é q devoro o teu saber viver. Logo, tu é que fazes parte de mim!

Já te tinha escrito há algum tempo atrás... Assim sendo...
Eu disse primeiro, logo, ganho eu! :P

Tem uma semana muito boa e que seja marcada pela paz e tranquilidade que desejas.

Um beijinho doce ao teu menino também!

X

Anônimo disse...

...
Isa linda!
Domingo a acabar e agora com este horário é mesmo depressivo. Mas mandam os que têm os livros...

Mandei-te uma mensagem, logo que possas responde, ok?

Beijinhos docinhos, laura

Anônimo disse...

OLÁ ISA COMO ESTÁS LINDA?
E O TEU PRÍNCEPE TAMBÉM FOSTE COM ELE AO PÃO POR DEUS?
ESPERO QUE TE TENHAS DIVERTIDO, PORQUE ASSIM O TEMPO PASSA MAIS DEPRESSA. E LOGO LOGO A ETAPA ESTÁ VENCIDA...

Anônimo disse...

Isa estás bem amiga, diz-nos qualquer coisita v´lá!
beijinhos...

Isa disse...

olá bom dia ISa, que é feito de ti, vamos lá a postar...beijos

Anônimo disse...

Olá Isa

Boa semana para ti e para o teu principezinho.

Bjinhos

Anônimo disse...

Achas que eu não venho aos blogues das cachopas?

Também não tenho andado completamente feliz, mas não vos esqueço!

Vocês são linnnnnndas!
beijocas. laura

Anônimo disse...

Obrigada a todos por cá passarem apesar de andar meio parado este cantinho.

Laura, ja fiquei mais contente, gosto sempre de te ver passar por aqui. Desejo que esses maus momentos sejam ultrapassados da melhor maneira. Sabes que tens aqui alguem para te ouvir, e para o que precisares.

Beijinhos

Isa

Anônimo disse...

OLÁ ISA BEIJINHOS PARA TI E PARA O TEU PRINCEPEZINHO .
LAURA BEIJINHOS E CORAGEM AMIGA.

Anônimo disse...

....

Cá está ela!...

Nem que seja só para dizer pouco...
....
Há sem dúvida quem ame o infinito,
Há sem dúvida quem deseje o impossível,
Há sem dúvida quem não queira nada -
Três tipos de idealistas, e eu nenhum deles:
Porque eu amo infinitamente o finito,
Porque eu desejo imposívelmente o possível,
Porque quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser,
Ou até, se não puder ser
F. Pessoa

Anônimo disse...

Boa Laura...

Os poemas agora´era muito boa ideia...até porque eles exprimem o que nós sentimos numa determinada altura e sempre de um modo melodioso.

Era bom que nos aparecesse mais alguem com novos poetas.

Beijinhos

Isa

Anônimo disse...

Laura, é para ti com muito carinho.

A amizade é assim,
É ouvir o chamado,´
É saber o momento
de ficar calado.
Amizade é somar
alegrias, dividir tristeza.
A cumplicidade
que não se explica,
Apenas vive!

Olavio Roberto