Iluminar os dias, continuando a sonhar que é possível viver...

Minha foto
Setubal, Portugal
Um abraço, uma palavra, um sorriso... um caminho que poderá ser muito longo. Afinal é possível.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

FÍGADO GORDO NÃO ALCOÓLICO



O fígado gordo ou esteatose hepática é uma patologia que resulta da acumulação de gordura no fígado. É uma situação muito frequente nos indivíduos que sofrem de alcoolismo crónico, mas tem-se verificado um aumento significativo em indivíduos não bebedores, habitualmente obesos e/ou com dislipidémia. Esta doença prevalecente nos países industrializados passou a designar-se por Fígado Gordo Não Alcoólico (FGNA).Em Portugal, a doença atinge 15% da população adulta e tem-se registado um aumento do número de casos em crianças.Não se sabe exactamente qual a causa do FGNA, mas sabe-se que está associado à obesidade, à resistência à insulina, diabetes e dislipidémias (colesterol e trigliceridos aumentados). Se não for travada, existe o risco de progressão para esteatohepatite não alcoólica (EHNA), na qual se verifica inflamação e morte de células hepáticas. O passo seguinte é a evolução para cirrose hepática, considerada muito grave, que pode complicar-se até ao carcinoma hepatocelular.É fácil concluir que é uma doença de excessos. Os hábitos alimentares industrializados, à base de alimentos leves, muito refinados, que saciam muito pouco mas que são hipercalóricos têm levado ao aumento do peso das pessoas. Este aumento de peso, está mais que provado, que atrapalha o funcionamento dos órgãos e apetece-me a comparação com os patos que são alimentados com uma quantidade tal de comida, que o fígado se torna gordo, para fazerem o famoso "Foie Gras".Não existe tratamento específico para o FGNA, no entanto sabe-se que é uma situação reversível que passa pela alteração dos hábitos alimentares e do estilo de vida. Existe também a recomendação de tratar as doenças associadas como a obesidade, a diabetes e a dislipidemia.

http://www.heapa.com/fattyliver.html

Este é tambem um dos causa-efeito do Tamoxifeno, e foi-me detectado na ultima ecografia abdominal. Ja ando com um produto natural para aliviar os sintomas, vamos a ver. Não hei-de eu andar com o pé a fugir-me para o chinelo?!...

16 comentários:

Cinda disse...

Vá lá, que é isso do pé a fugir para o chinelo????
Todas nós estamos expostas ao mesmo.
Eu também estou a tomar produtos naturais para ir lavando cá os orgãos dos efeitos dos químicos.
Há que pensar na positiva.
Uns sujam, outros lavam.
Que seria feito das fábricas de detergentes?
Beijocas e muita força.

Cristina J. disse...

Epá Isa, eu quando falei nos teus maus figados não era para te lembrares de meter aqui esta coisada toda...

Até porque eu, até ver, não sofro de figado gordo (ainda bem) mas tudo o resto está gordo, brrrrrrrr

E olha amiga, faz como a Cinda lava!

Jokas gordas

imel disse...

Oi miuda, deixa lá, já sabes que é apenas consequência do Tamoxifeno nada mais. Tal como a Cinda, tambem estou a tomar produtos naturais para lavar os interiores. Há coisa boas por aí, procura um bom naturista, já sabes é que estes produtos são caros, mas que se lixe, vão-se os aneis ficam os dedos e a nossa saude está primeiro.

Fica bem querida.

Jkinhas

Alexandre disse...

Olá!!! Parabéns pelo blog e parabéns pelas mensagens e pela informação fundamental que por aqui se lê se vê!!!

Um Grande Dia (neste Dia especial) e um Muito Obrigado!!!

Muitos beijinhos! Até breve!!!

Isa disse...

olá isa.Infelizmente não há nenhum medicamento que faça bem a tudo...
beijinhos ...andas stressada...tem calma

Lia disse...

Olá Isa Iluminada,
faz bem a uma coisa ,e faz mal a outra!Mas isso é como tudo!Temos de ir andando;0))
Beijinho amiga...neste dia cor-de-rosa.;0)

margusta disse...

Isa , encontrei-te no Alexandre, e resolvi passar por aqui... Os teus conselhos aqui neste espaço, foram muito importantes para mim!!!
Obrigada!

Um beijo meu!

Querubim disse...

E mai nada!!!!!
Beikokas as melhoras!!!

May Alek disse...

Olá, Isa.
Nada de desânimo! Força!
Os efeitos são terríveis, sim, mas sempre há o lado positivo. No meu caso também apareceram microcálculos na vesícula e um cisto pequeno no rim esquerdo. E os médicos ainda querem me operar de novo! Mas não podemos desistir!
Beijos carinhosos e uma ótima semana para você.
Maisa

Nela disse...

Aí perto de ti, Setúbal, há um génio da homeopatia, iridologia e afins: Dr. Aguiar Lopes. Equivale a ires à falência, mas é mesmo bom.
Sem irmos para os ferraris, há muitos naturopatas que podem dar uma ajuda nestas sequelas manhosas do Tamoxifeno. Se quiseres alguns contactos, apita.
Jinhos

Isa disse...

Ola a todos e obrigada por me darem uma palavrinha de apoio, adoroooo. Tambem gostei de ver por aqui nomes novos tão simpaticos. Manela eu sou grata pelatua atencao e quem sabe eu aproveito. Mas eu sou fâ do Homeopata Nelson Pinto. Beijinhos a todos.

Anônimo disse...

SE a Nela me puder arranjar o contacto do Dr Aguiar Lopes. Já fui duas vezes à consulta mas há anos e perdi o contacto. Obrigada. Patrícia

Nela disse...

Olá Patrícia,

Eu já perdi o contacto do Dr. Aguiar Lopes... Já não vou lá há anos. tanto quanto sei, ainda mantém o consultório em Setúbal e, penso, que era na Praça de Portugal ou qualquer coisa parecida...
Se conseguir arranjar, volto aqui para dar indicação, ok?

beijinhos a todos

Anônimo disse...

Ola Patricia, a Nela esta sempre de serviço, como podes verificar, ela é seis estrelas!
Não conheço esse médico homeopata que a Nela falou. Mas conheço outro que é do melhor! se quiseres o contacto, é so disseres! chama-se Nelson Pinto e é de lisboa.

Beijinhos

Isa Retratoiluminado

Maria Joao disse...

Podem facultar o contacto do Naturopata Iridiologista Aguiar Lopes

Maria Joao disse...

Nela pode facultar o contacto do Naturopata Aguiar Lopes. fui paciente à 20 anos e perdi o telefone e a morada de Setubal. só sei que era junto à Praça de portugal