Iluminar os dias, continuando a sonhar que é possível viver...

Minha foto
Setubal, Portugal
Um abraço, uma palavra, um sorriso... um caminho que poderá ser muito longo. Afinal é possível.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Os 14 Direitos do Doente.

Temos de procurar a cura, não desistir dos tratamentos, louvar todos aqueles que nos ajudam neste processo bastante desgastante: médicos, enfermeiros, auxiliares, voluntários, familiares, amigos. Também eles, padecem de momentos pouco bons, que os fragilizam. Mas acima de tudo , o doente, necessita de todo o apoio para que a sua cura se torne um bem adquirido, não esquecendo que é essencial preservar a dignidade.

"Os nossos Direitos terminam onde começam os Direitos dos outros."


Os Direitos dos doentes: Desde os anos 50 que várias entidades editaram cartas com direitos dos doentes, entre elas a Organização Mundial de Saúde. A Carta Europeia dos Direitos dos Utentes foi elaborada em 2002 pela ACN e tem a vantagem de ter sido concebida com base na realidade europeia. Conheça os seus 14 direitos:

Direito a Medidas Preventivas o indivíduo tem o direito a serviços adequados com o objectivo de prevenir doenças.
Direito de Acesso Todo o indivíduo tem o direito de aceder aos serviços de saúde de que a saúde dele necessita. Os serviços de saúde devem garantir igual acesso a todos, sem discriminação relativa a recursos financeiros, local de residência, tipo de doença ou a hora a que se acede aos serviços.
Direito à Informação Todo o indivíduo tem o direito de aceder a todo o tipo de informação no que se refere ao seu estado de saúde, aos serviços de saúde e como usá-los, assim como de toda a investigação científica e inovação tecnológica que esteja disponível.
Direito de Consentimento Todo o indivíduo tem o direito de aceder a toda a informação que o possa capacitar na participação activa das decisões respeitantes à sua saúde; esta informação é um pré-requisito para qualquer procedimento e tratamento, incluindo a participação em investigações científicas.
Direito de Livre Escolha Cada indivíduo tem o direito de livre escolha de entre todos os procedimentos de tratamento diferentes e de prestadores de serviços com base em informação adequada.
Direito de Privacidade e de Confidencialidade Todo o indivíduo tem o direito à confidencialidade da sua informação pessoal, incluindo informação relativa ao seu estado de saúde e diagnóstico potencial ou a procedimentos terapêuticos, assim como à protecção da sua privacidade durante o processo de diagnóstico, visitas de especialistas e tratamentos médicos e/ou cirúrgicos em geral.
Direito ao Respeito pelo Tempo do Paciente Todo o indivíduo tem o direito a receber o tratamento necessário dentro de um rápido e predeterminado período de tempo. Este direito aplica-se a todas as fases do tratamento.
Direito à Observância/Cumprimento das Normas de Qualidade Todo o indivíduo tem o direito de acesso aos serviços de saúde de elevada qualidade baseados nas especificações e na observância de normas precisas.
Direito à Segurança Todo o indivíduo tem o direito de estar isento dos malefícios decorridos do mau funcionamento dos serviços de saúde, erros e más práticas médicas, e o direito de aceder a serviços de saúde e a tratamentos que vão ao encontro das mais elevadas normas de segurança.
Direito à inovação Todo o indivíduo tem o direito de acesso a procedimentos inovadores, incluindo procedimentos de diagnóstico, de acordo com normas internacionais e independentemente de considerações económicas ou financeiras.
Direito de Evitar Sofrimento Desnecessário e Dor Todo o indivíduo tem o direito de evitar o mais possível sofrimento e dor, em cada fase da sua doença.
Direito a Tratamento Personalizado Todo o indivíduo tem o direito a diagnósticos ou programas terapêuticos adaptados o mais possível às suas necessidades pessoais.
Direito de Queixa Todo o indivíduo tem o direito de se queixar quando tiver sofrido danos e o direito de receber uma resposta ou outro esclarecimento.
Direito de Compensação Todo o indivíduo tem o direito de receber suficiente compensação, dentro de um curto prazo razoável de tempo, quando tiver sofrido danos físicos ou morais e psicológicos causados por um tratamento dos serviços saúde. Direitos dos doentes: desconhecimento Direitos dos doentes: expectativas negativas quase superadas Direitos dos doentes: Associação «Sempre Bem» Direitos dos doentes: Os 14 Direitos do Doente

A responsabilidade científica desta informação é da http://saude.sapo.pt/gkB4/577999.html

Nenhum comentário: