Iluminar os dias, continuando a sonhar que é possível viver...

Minha foto
Setubal, Portugal
Um abraço, uma palavra, um sorriso... um caminho que poderá ser muito longo. Afinal é possível.

quinta-feira, 29 de março de 2007

Um dia em franca regeneração.

Interrompo aqui o meu diário, para informar sobre as últimas e recentes informações.Devido ao facto de ter começado a trabalhar, ainda a meio gás, mas que promete melhorar, não tenho tido tempo para organizar as postagens do meu diário. Mas prometo regressar o mais rápido possível.

Quinta-feira, dia 29 de Março...

Que dia bonito está hoje! Estou tão feliz porque me enconteceram duas coisas positivas: Consulta com o Dr Frederico no Garcia da Orta pela manhã, marcou-me análises para dia 13 de Junho, consulta com ele para dia 14 do mesmo mês. E nessa consulta é que me irá passar os exames que tenho de fazer, ecografias e mais tac ou ressonância, radigrafias e o diabo a sete, que nem quero pensar. Mas, hoje, adorei ...à medida que lhe ia fazendo aquelas perguntas necessárias à qualidade de vida quatidiana, já com alguma preocupação do foro estético, tais como "quando posso pintar o cabelo?" " posso arranjar os dentes ?"."Como é que eu vou perder a quilagem que ganhei?"Respostas: podes sim tratar dos dentes, pintar o cabelo. Complementou deste modo " tu hoje em dia nao tens nada!...tu tás boa,mulher!" E eu lá ia me rindo enquanto ele me ia dando uns elogios: " tu és muito esquecida e atrapalhada, vê lá se me levas mais algum documento que está ai em cima da mesa dos outros doentes! depois lá terei que ligar-te como da outra vez!...shi! do pior!...mas deste modo fiquei tão animada que me apeteceu foi cantar-lhe assim uma melodia tipo "cantiga da rua" ou "aldeia da roupa branca" mesmo à grande, com as mãos nas "ilhargas". Muito obrigada por este momento de felicidade, sinto-me em franca regeneração. Nem sei se haverá sevilhanas que aguentem esta minha energia.Até tenho medo de partir uma perna.

Segunda parte do meu dia ganho: ecografia pélvica com sonda, para ver como andam as miudezas. Fui à consulta de ginecologia com a Dra Agueda na terça feira ( anteontem). E hoje fui fazer a tal ecografia.Palavras da Dra :" estás nova, está tudo bem contigo por aqui, ainda bem que o Dr Frederico te receitou a injecção, é que mais um ou dois meses e tinhas cá o periodo menstrual, e vamos ter que lhes dar descanso.O nome da cuja, de via intramuscular " decapeptyl lp 11,25 mg", que levei no hospital hoje, na nadega, deixou-me com um andar desiquilibrado. É que ela é ruim de má! daqui a 3 meses lá terei que levar outra, que juntamente com o tamoxifene, vão proibir a ida de progesterona aos seios.E esta também é anticonceptiva.

Fiquei linda de radiosa que estava. Tenho muita fé que tudo esteja bem, apesar de dores no corpo, certa má disposição pela tarde fora, mas que são residuos da quimioterapia.

Quero também falar de esperança a uma grande mulher que está numa fase inicial dos tratamentos de quimioterapia, e que virá a esta página brevemente. Uma amiga que trabalha no "Douglas, perfumaria", ficou com este endereço para que me venha aqui visitar e a todas as pessoas lindas que aqui deixam mensagens de conforto e de amor ao próximo. Apesar de não nos conhecermos desde a infância, criamos uma empatia, como se tal tivesse acontecido .Partilhamos dores comuns e predesposição para rirmos de uma boa piada ou chorarmos por um mau pensamento. Gostaria de saber o teu nome, queria que deixasses mensagem...queria falar-te do céu, que continua azul, e quando as nuvens se aproximam, por momentos, choramos. Mas o dia continua, até as nuvens se extinguirem na imensidão do azul, e sorrir será sempre uma arma que nos defende e nos dá força.

Temos que saber decretar guerra à doença e a todos os factores que nos metem mais em baixo.Nasce em nós uma alma guerreira que temos de acarinhar.

Também queria agradecer o meu dia ganho a todas as ajudas que me aconteceram desde então e que me iluminam a alma: Ao Doutor Gilberto " o Gil" e ao Doutor Nelson Pinto Correia. Sem eles seria mais dificil, teem sido os meus anjos da guarda.

12 comentários:

Nela disse...

Regeneração! Uma boa palavra.

Fico tão emocionada com as tuas descrições... Parece-me que me estou a ler a mim... As batalhas idênticas devem tornar-nos parecidas.

Como eu sei o bem que sabe ir a uma consulta e ouvir que está tudo bem! E aquele: só a quero ver daqui a 4 meses... Maravilha!

Um grande beijinho Isa e boa Páscoa

Anônimo disse...

Sabe tão bem ler estas palavras de alegria e de força :))) Fiquei emocionada. É uma felicidade enorme vermos os outros, até quem não conhecemos pessoalmente, reconquistarem a sua saúde. Continua com essa garra! Beijo enorme e boa Páscoa :)

Anixinh@ disse...

Oi Isa
Que bom , que belas noticias que nos trazes, eu tinha a certeza que tu eras uma grande guerreira , conseguiste amiga , um grande tchim... tchim... para ti ,
Ah , levaste essas injecçoes , poças essas sao dose , eu levava umas era na barriga , uma vez por mes e tomava tbem o tamoxifeno antes de começar a fazer quimo outra vez,mas tem que ser , e nós mulheres de armas aguentamos tudo
Desejo te uma feliz pascoa na companhia de teu principezinho e familia,
E agora amiga é sempre a abrirrrrr...

Comigo esta tudo bem , obrigada...

Anônimo disse...

Boa páscoa para todas vocês e muito obrigada por aqui virem. Gosto muito de ler as vossas pegadas por aqui. Saber que estão bem. Brindemos à vida. Beijinhos. Isa.

Anônimo disse...

Olá Sónia. Começo por te dar os parabéns, a caminho dos 7 anos, já és uma vencedora. Acho a tua iniciativa interessante, conheço algumas levadas a cabo por estudantes de enfermagem, de medicina. Por acaso o teu trabalho tb é académico? como te surgiram essas questões causa-efeito? podes subir um pouco o pano? beijinhos.Isa.

Anônimo disse...

Olá Isa
acabei por não perceber uma coisa, tu não xegaste a fazer quimio e radio??
para te vir o período tiveste que levar as tais injecções??? ou ele veio normalmente (é que eu já não o tenho há 8 meses, vou fazer analises em Junho para ver se virá ou se terei que fazer tratamento)

beijocas Lara

Anônimo disse...

em relação ao peso, apenas perdi ainda os 5 kilos.
em Agosto pesava 52kg, em Janeiro 63Kg por causa dos tratamentos engordei muito.
depois acabando tudo, fiquei com 58kg em fevereiro........só que como continuo a fazer a Imunoterapia de 3 em 3 semanas até Setembro e como não tenho período, agora está mais difícil, mas ando na ginástica e já vou nos 57kg, a minha meta são os 53kg outra vez, mas chegar ai demorará mais tempo....
Lá na ginástica tb me dizem que o meu peso agora está a transformar-se em massa muscular, por isso já se notam menos 6 cm e menos barriga.
O pior é o colesterol que está altíssimo, 243........por isso tenho andado numa de dieta em gorduras.
beijocas e fica bem
Lara

Isa disse...

Ola Lara, pois é começaram a funcionar sem tratamento algum, e acabei a quimioterapia em 28 de dezembro, de seguida fiz radioterapia. Agora estou a fazer tamoxifene, tu não? não sei muito bem como funciona a imunoterapia.Estavas muito debilitada? ou é por outra razão? é que o teu caso é muito idêntico ao meu.Quanto ao peso engordei com os tratamentos 11 kgs, e não há meio de se irem embora. É com a ginástica e o controle da comida na boca?...
Beijinho.

Anixinh@ disse...

Isa , oi td bem
reparei num teu comentario que te veio o periodo , pois isso não é para acontecer tens que informar o teu medico , se o teu cancro é hormonal e deve ser para tomares tamoxifeno , eu tbem tomei e levava tbem injecçoes par que o periodo nao viesse, desculpa tar a preocupar te mas o medico a mim sempre me disse se me viesse o perido teria que informa lo logo , acho qu é o que deves fazer , todo o cuidado é pouco na nosa situação .
beijinhos grandes para ti ,
e obrigada pela tua visita , no meu blog .
Fica bem , *****
Anixinh@



beijinhos grandes ,

Isa disse...

ola anixinha, está tudo bem.
A minha ginecologista já tinha me prevenido qu possivelmente me iria aparecer o periodo. O razoável segundo o meu oncologista seria que nao tivesse o ovários já prontos a trabalhar, eles quietos durante uma temporada seria o melhor.Dai ele me ter dado a injecção à duas semanas, para que eles voltem ao descanso. De qualquer modo depois a quimioterapia hà sempre a possibilidade que não voltem mais a funcionar, fiquei contente só por saber que podem, agora é controla-los conforme o desejado até quando se quiser. Foi isto que o Dr ontem me explicou via telefone. Beijinhos.

Anônimo disse...

Oi Isa, eu não faço Tamoxifene, mas sim a Imunoterapia, pois o meu cancro mão era hormonal.........mas sim criado pelo organismo.
Acabei a quimio em 21 Novembro, mas já não tenho período desde há 8 meses.
Em Junho vou fazer as análises, para saber se voltará normalmente, ou se terei que fazer algum tratamento.
beijocas
Lara

Anixinh@ disse...

Oi Isa
Ainda bem que o medico disse que esta td bem .
Pois eu como , o meu medico sempre me diz se me vier o periodo tenho que trava lo logo , alias eu fiz e continuo a afazer uma menopausa precoce , porque o meu e de origem hormonal , e já vai pra 1 meio que não tenho o periodo , e ele nem sequer quer ouvir eu falar em engravidar ,
Obrg pelo teu comentário no meu blog , e tens razão esqueci me de mudar a frase para o presente , nem reparei .
Um grande beijinho para ti e continua amiga com essa tua força enorme e cheia de luz....
beijinhos*****
Anixinha