Iluminar os dias, continuando a sonhar que é possível viver...

Minha foto
Setubal, Portugal
Um abraço, uma palavra, um sorriso... um caminho que poderá ser muito longo. Afinal é possível.

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Ser humano, não é fácil...

Garcia da Orta, 13 Junho 2007

Ontem combinei com a Maria João encontro na sala de espera das análises, cheguei mais cedo, fui entendida por uma enfermeira muito simpática mas que mal me conseguia dar com uma veia que não tivesse queimada... teve de fazer a "extracção de sangue" na mão. Ainda me disse, que isto não ia lá com gelo nem com pomadas. De seguida, fui tomar o pequeno almoço no bar, e só mais tarde é que chegou a Maria João, foi fazer também análises para tratamento hoje, o sexto e último da segunda "fornada". Já não nos viamos à algum tempo, e ela está magrinha, está linda, mas magrinha, com a pele muito queimada e com manchas da quimioterapia, tem algumas borbulhas, no rosto, na cabeça...agarrou-se a mim, e chorou muito... e choramos muito. Ela dizia entre soluços que precisava muito de colo, que tinha muito medo. Agarrei-a com tanta força nos meus braços, não conseguiamos parar de chorar...
a minha amiga está muito frágil, tem muitas dores no corpo e não me esqueço, nem me quero lembrar, da sua aflição ao dizer-me " isa, as minhas dores são tão fortes que já superaram o amor que eu tenho pelo filho...e olha que é o maior amor que conheço".


Merda de doença esta! que nos destroi os sonhos, e cria um abismo com uma marcação constante de tempo, em que o fim chega lentamente entre tanta dor.

Fomos aliviar as mágoas ao Forum Almada, como o faziamos nas nossas brincadeiras no hospital, quando lá estavamos internadas, desta vez fomos mesmo. Haviam poucas pessoas nos corredores, iamos de braço dado, e ela perguntou-me "nâo tens vergonha de andar comigo?"- é uma honra, estás maravilhosa ... tomara amiga, andarmos as duas por aqui, num futuro longiquo, é sempre um prazer estar contigo. " Fui leva-la a casa... e o resto da tarde foi andar sem destino pela minha cidade, que de repente me parecia outra cidade, desconhecida, nem os passeios que por lá passo tantas vezes, me eram familiares, nem o Sado me aconchegava.


Hoje fui cedo para Almada, depois de ter passado pela casa da Laura que ontem me telefonou e ordenou:" amiga, eu vou contigo!" Lá fomos e só tive consulta pelas 13.30 h com o Dr. Frederico, assim que me viu, disse " ah és tu!, então qual é o endereço do sitio onde escreves?, quero lá ir ver, deves dizer mal de mim"..." por acaso não, tenho andado muito calma". Apesar do seu sorriso discreto, está sempre a tentar dizer alguma coisa que me faça logo responder- lhe . Disse-me que não conseguia abrir o ficheiro com os dados das minhas analises devido a um problema informatico. " Dr tenho de saber o resultado das minhas analises" ele disse-me logo de seguida: "eu é que tenho, não és tu." Mas se alguma coisa não estiver bem, eu telefono-te. Vai ser stressante a espera do telefonema, sem o querer receber.
Agora em relação à artrose no meu joelho direito, o Dr receitou-me pomada e comprimidos, para aliviar... " é que tu ainda não és tão velha que justifique isso! mas 40 anos, já és um bocadinho velha! "... brincamos sempre, ás vezes com muito queixume da minha parte. Mas chegamos á conclusão que não posso fazer exercicio fisico ao braço direito, tenho de deixar as sevilhanas. Tenho de aumentar as caminhadas. Tenho de disciplinar os meus hábitos alimentares para amagrecer e rever o estado do hipotiroidismo que tambem alimento à uns anos a esta parte. Exames marcados para 4 de Julho e 24 de Setembro.

Muito obrigada às pessoas que estão sempre perto e preocupadas, e desculpem o desabafo... eu quero acreditar ... mas ás vezes, não é fácil... sei que amanhã terei muita fé e estarei de novo muito fortinha... beijinhos.

20 comentários:

Isa disse...

Ola Celeste, não vi o teu comentário ontem, mas o hospital onde vou é em Almada no Garcia da Orta. Obrigada pela atenção linda.
Anixinha, temos que brindar mais tarde, não sei os resultados. Mas vai tudo estar bem e se não estiver, estamos cá para lhe darmos luta. Mimas, ainda bem que por cá passas, já te oonheço, e a todas vocês que foram super-mulheres ao lado da Claudia. Acho que ela sabia a riqueza que tinha, por Vos ter a todas... vem sempre visitar-me.Beijinhos.Isa.

Anônimo disse...

.....
Olá, querida Isa.
Onde está a querida tão "leve" que veio de Palma? Não gosto de vos ler com esses desabafos tão tristes, mas reconheço que a vossa vida não é bem colorida... no entanto eu espero de vocês só coisas bonitas.
As análises serão boas e vais ficar feliz,acredita, Jesus ser poderoso vai-te ajudar.
Fico contigo. laura

Anônimo disse...

Os resultados estarão bem, afinal estamos todas a rezar com muita fé.
Isa

Aida guimarães disse...

Isa
Não tenhas medo, vais ver que vai estar tudo bem. Estou aqui a torcer por ti, ou melhor por vós. Amanhã a Anixinha vai fazer o último tratamento. Beijinhos para as duas, desculpa mas não estou a conseguir comentar no da Anixinha e também lhe queria desejar boa sorte para amanhã. Não te esqueças de nos vir dar notícias. Acho que se formou uma pequena familia de corações cheios de Fé, Esperança, Compreenção e muito Carinho. Fiquem bem e Acreditem Que Podem Venver, ou melhor, já são umas vencedoras.

Beijinhos e boa noite

Anônimo disse...

Olá amigas, que tudo esteja bem convosco, eu por mim ainda não sei nada das analises, e isso é bom sinal. Ola Isa, é a primeira vez que aqui deixas mensagem, benvida, também já és uma vencedora. A Aida e a Laura são umas queridas, animam-me e nunca me deixam a falar sozinha. Beijinhos. Isa.

Anônimo disse...

.......
Claro que vai estar tudo bem, eu nunca me engano!
Agora acalma,ontem aquela tua amiga que está pior(não me lembro o nome) pôs-te mais triste, é natural, deste-lhe o ombro, o que te fica bem. Mas amanhá é outro dia, tens o teu filhinho, pensa coisas boas. Recorda-te do teu passeio.
A Anixinha, fez hoje o último tratamento, parece que não correu mal, estava animadinha.
Dorme bem, muitos beijinhos. laura

Anixinh@ disse...

Ola Isa, entao amiga , a quinta feira foi um dia puxado e cheio de emoçoes pra ti , mas amiga relaxa , e nunca percas a esperança , e o facto de teres visto a tua amiga a sofrer e mto , e ao teres lhe dado todo o teu apoio e colo , acredito que ela ficou bem melhor , mas é verdade a merda desta doença , causa nos dores por veses insuportaveis , que ficamos egoistas , mas temos que erguer a cabeça e seguir em frente,...
E fofa as analise vão estar optimas , mas isso é mais que certo , com esta corrente de energia que se sente neste grande circulo de amizade , as noticias são sempre boas, ...
A isabel ( de uma luz na escuridão ) tbem fez tratamento ontem correu lhe td bem já conheces o blog dela , espreita é um blog fixe de outra grande mulher. Podes ir atraves do meu blog esta lá um link.
Bom Amiga obr pela tuas palavras , miminhos no meu blog , e eu hoje tou bem vim pro trabalho , amanha é que vou folgar e so volto 5ª feira.
Muitooooooos beijinhoooooo carinhosos pra ti .
Anixinha

Anônimo disse...

......
Então, que novidades?
Queremos saber de ti, se andas mais animada ou se precisas de mais coragem.......aqui só queremos gente de força como tu. às tantas voltaste foi para Maiorca e deixaste-nos aqui a chuchar no dedo...... que malandra....!!!
O tempo tão maluco também não ajuda nada..... xateia...
Desejo que apareças depressa para nós todas ficarmos contentes.
Beijinhos doces, laura

Anônimo disse...

Ola amigas, não tenho novidades até agora...penso que está tudo bem. Obrigada por gostarem de mim, em relação a retirar-me para Maiorca, ah não me importava nada de ir até Soller e ficar por lá...com o meu portátil e o meu Miguel, claro! Beijo.Isa.

Anônimo disse...

Isa,
Pensamento sempre positivo!!!
Temos que acreditar sempre!!!
As análises vão estar bem, vais ver.
A tua amiga não está bem! É humano sentires-te triste! Mas pensa que cada caso, é um caso! Tu és forte, lutadora, vais arranjar força, para a ajudares, a superar essa fase.

Beijinhos

Anônimo disse...

ola ISA.Como diz a anixinha cada caso é um caso,eu tive uma grande amiga e madrinha de meu filho k tb passou mt e eu ficava sempre de rastos quase sem força para lhe dar mas agora ela virou uma estrelinha k sei k olha por mim.e tu linda nao percas nunca esse alto astral k tanto nos ajuda.beijo grande

Anônimo disse...

......
Isa bonita!
Vamos a levantar, quanto mais não seja para ver o lindo tempo que o S. Pedro nos está a mandar.....
Que o Domingo te tenha corrido bem... que te sintas a melhorar e que o que eu tento enviar-te por estes comentários te animem, quanto mais não seja saberes que há muita gente a pensar em ti e que o diabo não está sempre atrás da porta....
Optimismo! É verdade houve da minha parte um lapso, de que eu peço perdão. Foste tu que me mandaste uma mensagem pª o e´mail?
Estou inocente, não dei por ela....
Beijinhos docinhos... laura e muitos miminhos....

Aida guimarães disse...

Olá Isa

Como estás?
Onde andas?
Faz de conta que ainda estás em Maiorca e esquece o resto, boa.

Diz-nos qualquer coisa!!!!

Fica bem e muitos beijinhos

Anônimo disse...

Olá lindas, já estou bem, isto é aquela depressão momentãnea que eu não alimento muito. Passa-me depressa, agora é só esperança, deixei as sevilhanas, mas vou inscrever-me na natação. Tenho que exercitar o corpinho, sempre me diminui os pensamentos menos bons. Laura, não te escrevi amiga. Mas deixa-nos aqui o email, tá?Beijinhos.Isa.

Anônimo disse...

......
Oi, boneca, só miminhos, é o que vocês merecem.
Apareceu-me no meus contactos "Isabel Maria Correia" e julguei que fosses tu, olha mistério........
Bem aqui vai o meu - Laura.Vitor@yahoo.com.br.
Agora já fiquei mais contente com as tuas palavras, eu entendo-vos muito bem, vocês pensam e depois "asneira" só dá para ficarem com maluquices no sotão. Quando for assim desabafa num e´mail para mim, ás vezes não se podem publicar certos desabafos, escreve á vontade, eu já ouvi muita gente.
Desejo-te tudo bom, pensamentos lindos, agarra-te ao teu Miguel, são a coisa mais linda.....
Beijinhos fofinhos. laura

Anônimo disse...

Mistério: esse é o meu nome. Mas eu não tinha o teu email Laura. Bem deixa... eu tentei enviar um email para a Isabel Guerreiro e não consegui, ontem. E não enviei mais nenhum. Mas obrigada pela disponibilidade, sei que é de coração, por isso tem mais valor para mim. Fica bem amiga. Isa.

Nela disse...

A nossa grande força não é estarmos sempre bem como se não estivesse a acontecer nada. Isso é mentira. A grande força é conseguirmos ultrapassar as fases más e vivermos a nossa vida, com verdade. E viver a vida com verdade, é chorar quando nos sentimos tristes, desabafar quando nos apetece e rir às gargalhadas quando estamos felizes.

Isa, no episódio que contaste eu vejo o retrato da amizade. Daquela forma verdadeira como as mulheres sabem viver os laços genuínos. Chorar é bom, não é depressão. É limpeza de alma. É a maneira de estarmos disponíveis para rir.

Beijinho Isa e beijinho para a tua amiga. Duas batalhadoras.

laura disse...

......
Isa linda......
Estou á espera do teu e´mail!
Estou de acordo com a Manuela, há tempo para tudo, conversar, rir, pensar e chorar. E como chorar um pouco alívia!!...... mas sabes já chorei tanto.....tanto fiz o luto completo do desgosto do meu menino... e agora... sabes não tenho lágrimas, aceito tudo e de tudo tiro o melhor e o que não presta não ligo....
Desabafa, deita cá par fora, espanta os espiritos maus, faz bem.
Nós estamos aqui sempre para te ler te compreender e te amar. bjs. laura

Anônimo disse...

Isa,quem quer que seja,

Já há algum tempo que, através do blog do Platero, entrei no "vosso mundo", e entrei para ficar. Presa pelo coração.

Li o seu desabafo. Não posso deixar de lhe dizer que chorei,porque não pude evitá-lo. Tanta coisa que gostaria de lhe dizer, de dizer a todas/os as/os que passam por esses momentos demasiado difíceis para serem suportados no isolamento. As palavras ficam entaladas, são demasiado pobres. Subscrevo, porém, a opinião da Manuela.

Como quem sabe o que é estar só em momentos que nos parecem absolutamente insuportáveis, acho admirável este mundo de solidariedade para o qual cada uma contribui como uma força retirada da sua própria fragilidade humana.
Para além deste laço afectivo que já me une a todas, a minha mais profunda admiração pelos seres humanos que aqui encontro.

Um grande beijinho,
Alicia

Anônimo disse...

Obrigada Alicia...as suas palavras são puras e espontaneas... fazem bem a quem as lê. Já a tinha lido nos blogues do platero e da anixinha...

De facto há momentos que nos vamos abaixo, sentimos receio da propagação da doença... mas em solidariedade vamos ganhando muito... ficam amizades...

Fique por aqui tambem...visite-me sempre...
Isa