Iluminar os dias, continuando a sonhar que é possível viver...

Minha foto
Setubal, Portugal
Um abraço, uma palavra, um sorriso... um caminho que poderá ser muito longo. Afinal é possível.

sábado, 4 de agosto de 2007

Massagem Ayurvédica Tradicional


A massagem ayurvédica tem seguramente mais de 5 000 anos de aplicação. Ayurveda deriva de duas palavras sânscritas: " Ayur" que significa " vida" e "Veda" que significa " conhecimento", ou seja, significa o conhecimento da vida humana.

Consiste numa técnica de massagem profunda que alia movimentações vigorosas em toda a massa muscular, além de estimulação de pontos e orgãos vitais visando o equilibrio fisico, mental e espiritual.
Objectivos: devolver o equilibrio corporal
reequilibrio dos chacras
proporciona o rejuvenescimento
realinhamento da estrutura ossea e muscular
fortalecimento do sistema imunológico
desintoxicação do organismo, liberta as toxinas e energia vital
bloqueada.
Benéfica também como terapia auxiliar.

Não deve ser feita em pessoas com tenham cancro avançado.

Para relaxar, mas tambem para desintoxicar fiz hoje a segunda massagem ayurvédica. A minha amiga Renata Costa, muito entendida em medicina indiana, acabou agora recentemente um curso de massagem ayuverdica e telefonou-me: " Isa, gostarias de fazer?"...Pensei e conclui que tudo o que vem por bem, de pessoas positivas e que gostam de mim, só me pode fazer bem. Eu e a Renata andamos as duas, nas aulas de yoga no inicio da minha quimioterapia, ela muito dotada, muito crente eu muito dorida e cansada. Nunca consegui o relaxamento necessário, fazia as àsanas, e para além dos alongamentos, as mantras... mas os proveitos foram poucos, talvez por ter sido naquele periodo. Por a conhecer e saber das suas crenças pensei logo que as massagens seriam proveitosas para mim, seriam sem duvida, mais feitas com o coração, do que com as mãos.E como me disse um dia o Dr Nelson Pinto, um senhor que eu venero por ver tanta sensibilidade e bondade aliadas a tanta sabedoria, disse-me um dia numa consulta, depois de já eu ter terminado a radioterapia: "Agora tens que acarinhar e mimar o teu corpo, voltar a olhar para ti como antes, não te esqueças que é o corpo que transporta, enquanto por cá andarmos, a nossa Alma, temos que o tratar bem". É budista, sofrologista com um curriculum recheado, leu-me na alma, a doença e a cura. A seu tempo ele irá aparecer no meu diário, mas digo-vos desde já, que estive à espera de uma consulta com este senhor uns meses...de maio a novembro de 2006. Mas depois disso, Meu Deus... que disponibilidade, que ser humano bonito e preocupado. Recordo-me de uma noite em que já estava a adormecer, deveria ser perto da meia noite, quando ouvi sinal de mensagem no telemovel... " qual é o nome do teu blogue?" perguntava-me. Já foi, à uns dois meses, talvez.

Se alguem quiser os contactos é só pedir via email. E não é publicidade o que estou a fazer, eles não precisam... é porque me fazem bem.

Boa continuação de férias a quem as está a gozar. Para os outros, bom trabalho. Mas para todos: MUITA SAUDE.

10 comentários:

Anônimo disse...

Olá Isa,
Gosto sempre de ler o que escreves.
Hoje entras-te no meu mundo!Passo a explicar:
Sou Esteticista/Massagista, sou profissional à 26 anos.
A massagem por mais leve que seja, (e não é o caso da "Ayurvédica") vai activar a circulação, por isso não deve ser aplicada a pessoas com cancro, ou que já tiveram.
Desculpa estar a dar a minha opinião, mas como profissional não posso deixar de o fazer.
Informa-te com o teu médico!
Beijinhos

Alda

Anônimo disse...

E fizeste muito bem amiga. Para além de já me ter informado, ainda não o fiz com o meu médico de oncologia.A massagem tambem tem sido mais de relaxamento que outra coisa, de qualquer modo, vou averiguar. Olha mas que soube bem soube.Deixa dizer-te que tens uma profissão bonita Alda!...Um beijo

Isa

Anônimo disse...

Isa,

Já experimentas-te fazer Reiki?
Faz! E vais ver como ficas bem,
cheia de boa energia, tranquila, fortalecida, ajuda na cura, tanto física como espiritual. Resbabeleçe a energia vital.Depois da quimioterapia, é mais rápida a recuperação, se aplicar-mos Reiki.
Para mim foi muito bom, e continua a ser!
Desculpa, mais uma vez.

Alda

Anônimo disse...

Estás a ver como é importante falarmos nestas coisas?... já tinha lido sobre o Reiki... e tinha achado interessante e acho que a Renata tambem faz...

Para além disso os nossos visitantes que tenham duvidas ja ficam tambem esclarecidos. A profisional és tu!....

Espero que outros visitantes tambem contem a sua experiencia neste campo...

Beijinho amiga
Isa

Anônimo disse...

Olá Isa,

Ontem criei o meu cantinho. Foi um pouco á pressa, e não deu para mais, mas vamos ver se apanho o jeito.
http://viveroutravez.blogspot.com/

Beijinho

Alda

Isa disse...

Alda...estou a desesperar, nao consegui deixar mensagem no teu blogue!...

Vai lá mudar aquilo e permite comentários a todos...

Beijinhos.Isa.

Anônimo disse...

OI ISA,TUDO BEM,GOSTEI MUITO DE LER OS SEUS COMETARIOS,MAS QUERO DE DIZER QUE FAÇO MASSAGEM A 15 ANOS E USO UMA TECNICA CRIADA POR MIM,E QUE AS PESSOAS TEM GRANDE RESULTADO E AMO FASER A MASSAGEM NOS MEUS CLIETES A MIX,USO QUASE TODAS AS TECNICAS EM UMA HORA E TEM TRATADO DE VARIAS DOEÇAS COM ESTE ESTILO DE MASSAGEM A MIX,ENTRA NO MEU MSN QUE VAMOS CONVERSSAR MUITO.MARLYSOUSAJU@HOTMAIL.COM ou entro no meu orkut,marlyssousa@ig.com.br,ou marly mascarenhas,beijos

massagem disse...

OI ISA,TUDO BEM,GOSTEI MUITO DE LER OS SEUS COMETARIOS,MAS QUERO DE DIZER QUE FAÇO MASSAGEM A 15 ANOS E USO UMA TECNICA CRIADA POR MIM,E QUE AS PESSOAS TEM GRANDE RESULTADO E AMO FASER A MASSAGEM NOS MEUS CLIETES A MIX,USO QUASE TODAS AS TECNICAS EM UMA HORA E TEM TRATADO DE VARIAS DOEÇAS COM ESTE ESTILO DE MASSAGEM A MIX,ENTRA NO MEU MSN QUE VAMOS CONVERSSAR MUITO.MARLYSOUSAJU@HOTMAIL.COM ou entro no meu orkut,marlyssousa@ig.com.br,ou marly mascarenhas,beijos

Anônimo disse...

Ola Marly, vou adicionar-te no meu hotmail tá?
Gostei que tivesses deixado a tua mensagem. Essa tua técnica é apropriada para casos como os nossos?

Beijinho
Isa

Anônimo disse...

Olá peço desculpa pela intromissão, mas já me intrometendo... Sou terapeuta Ayurvédica e no que respeita esta filosofia (e nos meus estudos sobre outras massagens) a massagem ayurvédica ou mm outra não deve ser ministrada em doentes de cancro em qualquer grau. Actuando no sistema sanguíneo, para não falar em termos energéticos (que o cancro é um enorme distúrbio energético), pode causar aceleração na gravidade da patologia e espalhar para outras áreas do corpo as células cancerígenas. Recuso-me a fazer massagens em caso de cancro, sida (pelo mesmo motivo). Aconselho vivamente o Reiki. Boa sorte. Para os envolvidos e para os que ainda vão ler e estão na mesma situação. Esta é a minha postura. Sara.