Iluminar os dias, continuando a sonhar que é possível viver...

- Isa
- Setubal, Portugal
- Um abraço, uma palavra, um sorriso... um caminho que poderá ser muito longo. Afinal é possível.
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
Bom Natal a todos.
Postado por
Isa
em
terça-feira, dezembro 23, 2008
13
comentários
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Doar medula é um acto de amor pelo proximo...que podes ser tu.
Tal como a Gigi apela, tambem eu peço a todos que aqui passam, que dediquem uma parte do vosso coração a ajudar alguem a viver. E não custa absolutamente nada. É só deslocarem-se para retirar um pouquinho de sangue...e salvam vidas.
Bora lá pessoal, não nos deixem ficar mal...
Vamos lá doar medula.....
Amiguinhos,a pedido de várias famílias aqui vai a explicação de como se pode ser dador de medula. Eu já havia explicado a 15 de Agosto, mas pelos vistos estava tudo desatento...aí...aí...Num país onde existem milhares de dadores de sangue e só há 1o mil dadores de medula, é urgente que todos os que tenham mais de 18 anos e menos de 45, se vão registar como eventuais dadores.Tomei a liberdade de colocar aqui, o link para que possam aceder ao Centro de Histocompatibilidade do Sul http://www.chsul.pt/ , existe também um no Norte http://www.chnorte.min-saude.pt/ e no Centro http://www.histocentro.min-saude.pt/.Tanto no do Norte como no do Sul, têm os interessados a possibilidade de descarregarem um formulário clínico, para posterior envio pelo correio e mais tarde receberem uma carta para poderem então ser dadores.Numa primeira fase, trata-se apenas de uma recolha de sangue perfeitamente normal, como se fossem umas análises, e se mais tarde tiverem o privilégio de serem compativeís com alguém, terão então de vos ser retiradas as células compatíveis, mas será também através do sangue; nada que custe, posso garantir-vos, eu já fiz isso, é um bocado seca, mas é indolor.Julgo que se trata de uma oportunidade única, talvez a melhor depois de se ser pai/mãe, a possibilidade de se dar uma nova vida, uma segunda vida a quem padece de uma doença que pode ser mortal se outros tratamentos não resultarem.Está portanto nas vossas mãos/sangue ajudar, mas peço-vos que reflitam bem antes de tomarem esta decisão, pois não há nada pior do que ser chamado, pois encontraram um doente compatível, e depois o dador, com receio, não comparece.Quero só acrescentar que ao ser dador, entra-se numa base de dados internacional, o que significa que poderão salvar uma vida em qualquer ponto do globo.Se decidirem ser dadores, e a malta de Lisboa e arredores deve clicar no Centro de Histocompatibilidade do Sul, deve saber que não vai só ter a possibilidade de me ajudar a mim, na verdade e como todo o processo é confidencial, nunca saberemos quem é o dador e quem é o doente.Mas o que vos queria explicar é o seguinte:Eu vou fazer um auto-transplante, ou seja vão utilisar a minha própria medula para me salvar e só se algo correr menos bem (que não vai acontecer, porque já estou farta disto e tenho mais que fazer) é que seria preciso um dador compatível.No entanto apelo a todos os que possam para se inscreverem, até porquer entre o momento em que se entrega o formulário e o momento em que vos chamam para as análises, demora aí uns 6 meses ( não me perguntem porquê) e se for preciso mais tarde, pelo menos já lá constam.Obrigada a todosGigi
Postado por
Isa
em
sexta-feira, novembro 14, 2008
4
comentários
domingo, 2 de novembro de 2008
Hum...que é isto? ... a cereja no topo do bolo?
Hoje é que me pus a olhar bem para estas fotos tiradas num espectaculo privado nas Caldas.Vocês ja viram bem o porte artistico destas criaturas? vê-se que são dois talentos mal encaminhados.
Agora mais a sério, elas são duas artistas do melhor... e este espéctaculo suberbo em troca de um sorriso da nossa GIGI...
Mas se quiserem uma manager...eu sei que iriamos longe, ó ó se iamos!
Segunda novidade é que iniciei a pedalada matinal ao comprar duas bicicletas, uma delas com uma cadeirinha de pendura para o Miguel. Um dia acordei e pensei alto: hoje à hora do almoço vou às compras. Não se trata de gastar dinheiro mal gasto, com mais um par de botas, roupa da chicco e da timberland para o Miguel ou um apetrecho para encher mais as poucas assoalhadas que tenho. Desta vez, vou fazer uma evolução . Comprar duas bicicletas e resistentes. E se pensei melhor o fiz.E,hoje iniciei este percurso de ciclista com um sorriso nos lábios e passados tres quatros de hora terminei,com uma valente dor no rabo e com as palmas das mãos calejadas. De modo que esta modalidade vai levar-me à ruina. Vou ter de comprar um selim de silicone e umas luvas quiçá um capacete. Porque se caio e bato com a cabeça isto tende a piorar...e bastante.
Adeus as horas matinais,no fim de semana a alternar entre a cama e o sofá, a tentar perceber em qual deles o meu rabo crescia melhor.
Postado por
Isa
em
domingo, novembro 02, 2008
4
comentários

sublinha a importância da nutrição para aqueles que sofrem de cancro
A desnutrição é um problema grave para quem sofre de cancro. A doença e os tratamentos podem contribuir para falta de apetite, alterações no gosto e cheiro dos alimentos e mesmo repugnância por algumas comidas. Como consequência, 65 a 70% dos doentes oncológicos podem vir a perder peso de forma significativa. Sem o acompanhamento nutricional adequado, o seu estado geral deteriora-se, levando à desnutrição, limitações na capacidade funcional e pior qualidade de vida. Estas são as principais conclusões da reunião técnica de apresentação do livro "Alimentação para o Doente Oncológico", promovida pela Bayer Schering Pharma, que tem como autoras a Professora Doutora Paula Ravasco e Professora Doutora Maria Ermelinda Camilo.
«Todos os anos são diagnosticados 30 mil novos casos de cancro em Portugal. Uma patologia que pode ser evitável em 50%, através de uma alimentação equilibrada e adopção de estilos de vida saudáveis. Para os doentes oncológicos, o aconselhamento e acompanhamento nutricional individualizado é fundamental para a recuperação. Caso contrário, podem acabar por morrer de desnutrição e não da doença», defende a Professora Doutora Isabel Monteiro Grilo, Directora do Serviço de Oncologia e Radiologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte (Hospital Santa Maria e Pulido Valente).
Os tratamentos de quimioterapia e/ou radioterapia estão associados a efeitos secundários que podem ir desde: dificuldade em engolir, dor ao mastigar, aftas na boca e garganta, falta de apetite, náuseas e vómitos. «Uma alimentação equilibrada e adaptada a cada caso ajuda o organismo a tolerar melhor os tratamentos, contribuindo para reduzir a morbilidade e potencialmente melhorando a resposta às terapêuticas. De acordo com ensaios clínicos que temos vindo a realizar, há uma melhoria efectiva em 85% dos casos», explica a Professora Doutora Paula Ravasco, Nutricionista e Investigadora no Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa.
A nutrição influencia o processo de tratamento, sendo que em doentes muito debilitados pode ser necessário interromper o tratamento por intolerância marcada. Sendo a única coisa que o doente pode controlar, a alimentação é considerada como essencial para manter uma vida activa e conseguir enfrentar os efeitos secundários das terapêuticas. Desta forma, o aconselhamento nutricional deve ser integrado no tratamento global da doença oncológica, sendo revista regularmente e adequada aos hábitos e preferências do doente, estado nutricional, sintomas e patologia. Nos casos em que ocorre perda de peso significativa, o reforço da dieta em alimentos calóricos e protéicos é uma estratégia importante para fazer a diferença entre a morbilidade e qualidade de vida. 2008-10-29
Postado por
Isa
em
domingo, novembro 02, 2008
1 comentários
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
FÍGADO GORDO NÃO ALCOÓLICOO fígado gordo ou esteatose hepática é uma patologia que resulta da acumulação de gordura no fígado. É uma situação muito frequente nos indivíduos que sofrem de alcoolismo crónico, mas tem-se verificado um aumento significativo em indivíduos não bebedores, habitualmente obesos e/ou com dislipidémia. Esta doença prevalecente nos países industrializados passou a designar-se por Fígado Gordo Não Alcoólico (FGNA).Em Portugal, a doença atinge 15% da população adulta e tem-se registado um aumento do número de casos em crianças.Não se sabe exactamente qual a causa do FGNA, mas sabe-se que está associado à obesidade, à resistência à insulina, diabetes e dislipidémias (colesterol e trigliceridos aumentados). Se não for travada, existe o risco de progressão para esteatohepatite não alcoólica (EHNA), na qual se verifica inflamação e morte de células hepáticas. O passo seguinte é a evolução para cirrose hepática, considerada muito grave, que pode complicar-se até ao carcinoma hepatocelular.É fácil concluir que é uma doença de excessos. Os hábitos alimentares industrializados, à base de alimentos leves, muito refinados, que saciam muito pouco mas que são hipercalóricos têm levado ao aumento do peso das pessoas. Este aumento de peso, está mais que provado, que atrapalha o funcionamento dos órgãos e apetece-me a comparação com os patos que são alimentados com uma quantidade tal de comida, que o fígado se torna gordo, para fazerem o famoso "Foie Gras".Não existe tratamento específico para o FGNA, no entanto sabe-se que é uma situação reversível que passa pela alteração dos hábitos alimentares e do estilo de vida. Existe também a recomendação de tratar as doenças associadas como a obesidade, a diabetes e a dislipidemia.
http://www.heapa.com/fattyliver.html
Este é tambem um dos causa-efeito do Tamoxifeno, e foi-me detectado na ultima ecografia abdominal. Ja ando com um produto natural para aliviar os sintomas, vamos a ver. Não hei-de eu andar com o pé a fugir-me para o chinelo?!...
Postado por
Isa
em
segunda-feira, outubro 27, 2008
18
comentários
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
Desabafo em forma de batata entalada na garganta duma gaja.
Tudo o mais se me apetece e achar conveniente, divulgo. Não sou obrigada a gostar de uma cor, nem tenho que ter um partido politico. Não recebo represalias como amizade, mas até sou do tipo que tolera algumas frases, que até podem magoar e não me custa reconhecer que errei. Dou o que tenho e o que não tenho, se me pedirem e a mais ninguem me obriga, porque da mesma forma não exigo, nem peço o limitado a ninguém...Compreendo as pessoas e as suas redomas. Não faço comentarios depreciativos para alimentar uma conversação, prefiro temas como sapatos e cintos e tendências de verniz e batom para o proximo inverno.
Mas tambem tenho muitos defeitos: Estou gorda que nem um cachalote, quando me irrito sou capaz de partir as unhas dos pés a chutar pedras e devia ter uma daquelas ordens judiciais que me proibíssem de estar a menos de 2 kms de certas pessoas, porque eu temo que às vezes acabe mal.
E dito isto perguntar-se-ão vocês que me estão a ler nesta altura sem culpa nenhuma do meu mau feitio: porque raio está ela com estas lamúrias? será que o marido não lhe liga? os amigos lhe fizeram alguma? algum desconhecido ou ida lhe disse coisas que ela não gostou? ou será outra palhaçada qualquer como o periodo menstrual por exemplo???
Possivelmente uma dessas estará certa...
Postado por
Isa
em
sexta-feira, outubro 24, 2008
11
comentários
Revisão trimestral.
Obrigada a todos, que aqui me visitam. E um beijo tamanho da vida.
Postado por
Isa
em
sexta-feira, outubro 24, 2008
3
comentários
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
Mensagem da nossa Helena de Braga:
Helena enviou 16-10-2008 20:06:
Ola Isa...ja fiz a coloncospia...estou boa como o milho, dos meus intestinos.Estou tao contente Amiga .Agora estou a espera da consulta na oncologia...fico vigiada e tambem em boas maos dos nossos medicos!
Tambem ja tenho a minha casa...ando nas mudas!
Se calhar nao venho logo ao msn...Desejo que estejas bem assim como todas as nossas Amigas.
Gostava que transmitisses a TODAS que correu tudo bem comigo tá? Beijao grande e tudo de bom com muita Saude.Fica bem Isa.
Fico muito feliz Helena por ti, por mim e por todas nós. A Saude de uma é a felicidade de todas. Nós sabemos o quanto vale para nós o estarmos bem. Mas acredito e acredito bastante, que a nossa força interior é muito importante. E mesmo em fase de tratamentos, temos que acreditar e crer com muita força que vamos ficar novamente saudaveis.
Querer é crer que vamos conseguir. É para ti Gigi, é para ti Aida. Vamos conseguir.
Postado por
Isa
em
sexta-feira, outubro 17, 2008
11
comentários
sábado, 4 de outubro de 2008
Conheci a Lia ao vivo e a cores...
Ora hoje ..la fiz mais quarenta e tantos kms, mas desta vez, para conhecer a Lia no Forum Almada.
Já nos conheciamos à bastante tempo mas nunca surgiu uma hipotese de nos encontrarmos e hoje fiquei muito feliz . Falamos um pouco e passado uma hora e tal, ja tinhamos era vontade de faltar as nossos afazeres programados. Para continuarmos a falar ...a falar...
Beijinhos Lia...
Postado por
Isa
em
sábado, outubro 04, 2008
24
comentários
quarta-feira, 10 de setembro de 2008
Hoje pela manhã...
Fiz os quarenta e alguns kms até chegar ao Garcia da Orta, a ouvir Paul Simon.
E veio-me à memória, como Sérgio Godinho... muita coisa me vem à memória, mas passa -me para dar lugar à destreza. Mas veio-me à memória, os tempos dos bancos da escola preparatória de Azeitão, ao lado da minha amiga Tina, da Ana Mata, da Bel Prata...a Tina era sem duvida a minha melhor amiga.Ela devorava Paul Simon enquanto planeava fugas em barcos à deriva em direcção a uma ilha, que só no nosso imaginário, existia e esperava por nós. Estavamos tão cansadas dos problemas dos grandes! Fazia listas extensas do que tinhamos que levar nas bagagens. Eu escrevia romances em que os personagens principais eramos nós, as amigas inseparaveis. Lembro-me das duzentas e algumas folhas escritas num verão de 1980, em casa, sentada na cama, e que enviava via ctt, a alto custo monetário para a minha mãe. A Tina tinha de se ir inteirando dos avanços que o romance levava e se possivel acrescentar mais qualquer coisa (Las irmanitas).
A Tina casou cedo, tem um filho lindo com uns 14 anos talvez, um curso superior e um trabalhinho à sombra. Sempre foi romântica, sonhadora, sensível e muito revoltada com a sociedade . Procurava uma sociedade quase perfeita no seu imaginario, em que eu fazia parte. E cedo se foi destacando no comunismo português.
Eu acordava todos os dias a pensar na defesa dos desfavorecidos, e na melhor maneira de os ajudar, mas sempre a tentar construir negócios que não saiam do papel.Nunca me lembro do casamento fazer parte da minha rotina, se bem que não me conheço sem um namorado ao lado, desde os meus 15 anos.Acabei por casar aos 22 anos e descasar-me aos 25. Sem filhos e com uma licenciatura a meio.
Os anos encaminharam-nos até hoje. E ainda bem. É sinal que vivemos, embora longe uma da outra desde a escola secundaria da Camarinha...desde os nossos 18 anos.
Fomos madrinhas de casamento da Mila (eramos o trio mitisi à 25 anos atrás), e mais uma vez deixamos de cruzar o caminho uma da outra. Nem mesmo contacto por linhas telefonicas.
E tudo isto porque ouvi Paul Simon esta manhã...
E tudo isto porque ela soube que eu estava com um cancro. E o meu telefone tocou muitos dias seguidos a horas diferentes, para me dizer em todas as palavras e silencios... para me aguentar, para que eu não me fosse, não a abandonasse. Porque apesar da distancia, continuo a ser a sua melhor amiga.
Postado por
Isa
em
quarta-feira, setembro 10, 2008
13
comentários
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
Parabens à Lia...Parabéns à Carla...
Postado por
Isa
em
sexta-feira, agosto 29, 2008
14
comentários
sexta-feira, 11 de julho de 2008
"Parabens Bébé da mãe..."
Postado por
Isa
em
sexta-feira, julho 11, 2008
10
comentários
segunda-feira, 23 de junho de 2008
Parabens Isa...
À um ano atrás, era assim que nós eramos, num almoço em Lisboa. Hoje em dia já somos mais cabeludas, e menos novas. E ainda bem, será sempre um bom sinal, festejarmos os nossos aniversarios. " Isa, muita saude amiga, é a melhor prenda que posso pedir neste dia tão feliz. Beijinhos."
Postado por
Isa
em
segunda-feira, junho 23, 2008
8
comentários
segunda-feira, 16 de junho de 2008
Giró flé giró flá... vamos ao jardim da Celeste giró flé, flé flá.
Postado por
Isa
em
segunda-feira, junho 16, 2008
5
comentários
terça-feira, 10 de junho de 2008
Ganda Carla Pedro... arrebatou o 1ºprémio... "vão buscar"!
O trabalho na área de Gestão da jornalista Carla Pedro, do Jornal de Negócios, foi o grande vencedor do Prémio de Jornalismo Económico 2008, ao qual concorreram cerca de 70 artigos nas áreas de Economia, Gestão e Mercados Financeiros. “O difícil caminho da sustentabilidade” de Ana Taborda e Catarina Madeira, do suplemento Dia D, do Público, e “Empresas Procura-se”, de Margarida Fiúza, da Revista Exame, receberam os prémios das áreas de Economia e Mercados Financeiros, respectivamente.
O Prémio de Jornalismo Económico, que resulta de uma parceria entre o Banco Santander Totta e a Universidade Nova de Lisboa, recebeu nesta 2ª edição mais de 70 trabalhos concorrentes, um acréscimo de cerca de 50% relativamente ao ano anterior. Estes trabalhos foram publicados em diferentes órgãos de comunicação social de imprensa escrita entre os dias 1 de Dezembro de 2006 e 31 de Dezembro de 2007, nas áreas de Economia, Gestão e Mercados Financeiros.
Os artigos foram avaliados por um Júri constituído por distintos professores e jornalistas, nomeadamente: Professor Doutor Ferreira Machado (presidente do Júri), Dr. Francisco Sarsfield Cabral, Professor Doutor José Albuquerque Tavares, Professor Doutor José Neves Adelino, Professor Doutor José Rodrigues dos Santos, Professor Doutor Luís Almeida Costa e Dr. Sérgio Figueiredo.
O artigo “Presentismo, a nova epidemia” da autoria da jornalista Carla Pedro sobre os problemas de produtividade, derivados dos fenómenos denominados absentismo e presentismo - no caso deste último versando sobre os custos directos e indirectos para as empresas associados ao facto de os colaboradores doentes não se restabelecerem em casa - publicado no Jornal de Negócios, foi considerado o melhor artigo, sendo o vencedor simultâneo da área de Gestão. A jornalista vai receber assim o Grande Prémio no valor pecuniário de 15.000 euros.
Nas restantes áreas foram premiados os artigos “O difícil caminho da sustentabilidade”, de Ana Taborda e Catarina Madeira, publicado no suplemento Dia D, do Público, referente à área de Economia, e “Empresas Procura-se”, de Margarida Fiúza, da Revista EXAME, na área de Mercados Financeiros. Cada um destes trabalhos será premiado com um valor pecuniário de 7.500 euros.
Os vencedores foram conhecidos ontem à noite, na sede do Banco Santander Totta, na Rua do Ouro, num jantar de consagração para os autores dos trabalhos premiados e que, para além dos jornalistas vencedores, contou com a presença do Presidente da Comissão Executiva do Banco Santander Totta, Nuno Amado, do Reitor da Universidade Nova de Lisboa, António Bensabat Rendas e dos membros do Júri do Prémio.
O Prémio de Jornalismo Económico pretende distinguir os melhores trabalhos jornalísticos que são publicados anualmente na comunicação social, nas áreas mencionadas, e contribuir deste modo para uma melhor qualidade no tratamento da informação e, consecutivamente, para uma cidadania mais responsável, informada e participada.
Todas as informações relativas ao Prémio de Jornalismo Económico podem ser consultadas no endereço http://www.pje.universia.pt/.
Postado por
Isa
em
terça-feira, junho 10, 2008
5
comentários
domingo, 8 de junho de 2008
"Miudezas" em perigo... ou não...
Voltei com notícias boas e outras menos boas. Primeiro aquela que nos alegra a Alma e satisfaz a mente: estou boa como o milho. No dia 5, quinta feira, tive consulta com o dr Frederico e lá fui eu e a minha querida amiga Mena a mais um encontro No Garcia da Orta. E estava tudo bem. Agora o menos bom, é se os meus ovarios continuarem a rebeldia que ja se veem habituando, e eu ter o periodo menstrual trimestralmente. A opção, será uma possível invasão e retirada das minhas invejadas miudezas. O que não me agradou nada, e fez-me rolar uma ou outra lagrima.
Postado por
Isa
em
domingo, junho 08, 2008
6
comentários
terça-feira, 13 de maio de 2008
Lina e o brilho dos anjos.
A Lina é mais uma guerreira que se vem juntar a nós.É de Alverca, tem 42 anos. E tambem tem passado por maus momentos dando luta a um carcinoma ductal invasivo. Aparece pelos nossos blogues e agora criou o dela: http://brilhodosanjos.blogspot.com/. Vão lá visita-la.
Lina, tudo vai correr pelo melhor.
Postado por
Isa
em
terça-feira, maio 13, 2008
18
comentários
quinta-feira, 8 de maio de 2008
Ha dias, que precisamos de colo...hoje é a Filipa.
Postado por
Isa
em
quinta-feira, maio 08, 2008
10
comentários
segunda-feira, 5 de maio de 2008
Ganhei este presente do nosso amigo Platero http://clickportugal.blogspot.com/,
Simboliza a amizade que construimos na blogosfera. E para continuar esta corrente vou nomear mais cinco blogues amigos, mas nomearia bastantes mais, uns que ja foram nomeados e outros que tambem sao merecedores. O voto vai para:
Cindahttp://cinda1960.blogs.sapo.pt/
Liahttp://revolucaodaalma.blogs.sapo.pt/
Imelhttp://imel-almamater.blogspot.com/
Claudia e as super glamorosashttp://www.superglamorosas.blogspot.com/
Carla Grileirohttp://umanovavida.blogs.sapo.pt/
As regras são, copiar a imagem, postá-la no blogue e continuar a corrente, nomeando mais cinco outros amigos, que a devem repassar.
Postado por
Isa
em
segunda-feira, maio 05, 2008
5
comentários
domingo, 4 de maio de 2008
terça-feira, 29 de abril de 2008
TEU CANCRO MEU - o livro.
Ja comprei, ja li, e gostei.
A mensagem de Ana Barbara de Santo António é basicamente esta:
"Porque é preciso ter esperança, ter fé
Por amor
Acredite
Num milagre
Sempre".
É uma mensagem de muita fé, de amor e de cumplicidade. É uma troca de afectos, e um agradecimento.
É necessário mais mensagens de sucesso, mais historias de coragem, é sempre positivo comunicar experiências a quem necessita de as ler, de as ouvir para se preparar para uma caminhada, até à cura.
Postado por
Isa
em
terça-feira, abril 29, 2008
4
comentários
La vai ... desafio cumprido. Só para desanuviar!
Tenho dois desafios para responder um do blogue da Nela e outro da Cinda. Começando pelo ultimo: Escrever coisas começadas pela 1ª letra do meu nome.Olha que é complicado...
Palavra com 4 letras - iodo
Veículo - idebicicleta
Cidade - ilha da madeira, país seria sem duvida: Itália
Nome de rapaz - Iuri
Nome de rapariga - Isabel
Ocupação - insegurança
Peça dce vestuário - indigo ganga
Celebridade- idolo
Comida - iscas com elas
Algo que tenho no wc - sanIta
Razão para estar atrasada - inteligencia
Parte do corpo - imaginario
Palavra que me descreve: idiota
Pronto e ja está!...um figurão...
Postado por
Isa
em
terça-feira, abril 29, 2008
0
comentários
segunda-feira, 28 de abril de 2008
Encontro com Paula Ravasco.
Mais um dia ganho.
Há dias que valem pelo que são e pelo bem que nos fazem, quando conhecemos alguem. Alguem que nos enriquece com a sua amizade ou com uma simples conversa.
Escrevi-lhe pela primeira vez no dia 1 de Fevereiro deste ano, assim: " Estive a conhecê-la pelos documentos espalhados na internet, e achei uma maravilha ter dado com uma pessoa com o nivel de conhecimento sobre nutrição, como é o caso...", uma semana depois a volta do correio trouxe a primeira combinação para um encontro " Acha que pode vir ter comigo ao serviço de radioterapia no hospital santa maria?". Mas os encontros propostos acabavam por nao acontecer por razões profissionais da Paula ou minhas. Mas hoje concretizamos a pseudo consulta. Como se conhecesse a Doutora desde sempre, até na recepção, quando pedi para que avisassem que eu tinha chegado, me perguntaram : é doente?...e eu respondi de imediato sem pensar: não.Tenho um encontro marcado com a doutora". Analisei mais tarde a minha resposta e achei interessante, como ser doente ja nao fosse o meu estado. E a consulta não fosse mais que um encontro entre pessoas que querem conversar. Tudo o que esperava encontrar, encontrei a dobrar.A doutora Paula é de uma sensibilidade sincera , de dialogo fluido, de bastante profissionalismo também. Conversamos umas duas horas, num bailado de questões das duas partes. Haviam respostas que eu não podia deixar de ouvir, sobre a sua dedicação à ciência e às pessoas. Admiração sobre a sua sinceridade e simplicidade ao dizer-me que em nome do conhecimento cientifico trabalhou algum tempo como modelo para fazer frente ás despesas avultadas que tinha de pagar no exterior. Com uma beleza que nao vem só do interior, sem duvida foi e seria uma bela modelo, ainda hoje.
Mas o plano alimentar para os proximos tempos estava feito, as dicas para um dia com mais necessidade de doces, esclarecimentos sobre o elevado valor calórico das pipocas, que eu tanto gosto, ainda que não levem açucar, e somente canela. Bebidas só cha verde ou preto, um café e de resto àgua. Liquidos nada menos que um litro e meio por dia. Em relação a medicação para emagrecer, a Paula é complectamente contra.
Para nós mulheres que tomamos Tamoxifene, é previsivel que a massa corporal gorda e a retenção de liquidos, aumente. É bastante dificil perder peso com a toma deste medicamento, mas não impossivel. Seguindo um plano alimentar com varias e pequenas refeições diarias, com bastante exercicio fisico, é possivel perder alguns quilos.
Alguns mais ensinamentos que vou tentar seguir, para que desta vez, consiga vestir o meu almejado 38.
Postado por
Isa
em
segunda-feira, abril 28, 2008
4
comentários
segunda-feira, 21 de abril de 2008
Parabens Alda.
Postado por
Isa
em
segunda-feira, abril 21, 2008
2
comentários
quinta-feira, 17 de abril de 2008
Deficiente não é só o nome feio que tem.
Deficiente, também é ter direito a certas regalias que não nos servem de nada se as desconhecermos.Aquelas duvidas que nos surgem. Temos direito afinal a quê?
Então se existem duvidas, consulta este site. Parece-me esclarecedor, para quem tem um grau de deficiência superior a 60%.
http://www.pcd.pt/apd/leg.php
Postado por
Isa
em
quinta-feira, abril 17, 2008
5
comentários
terça-feira, 8 de abril de 2008
Ainda estou a tempo de te desejar um feliz dia, Sonia?
"Cada dia que passa é um aniversário que deve ser celebrado". Oscar Wilde
Desejo não só um feliz dia, mas uma vida feliz e bem comprida junto da tua familia e amigos. Um beijo Sonia, sê feliz.
Postado por
Isa
em
terça-feira, abril 08, 2008
3
comentários
quinta-feira, 3 de abril de 2008
A Cristina J. faz aninhos hoje...
Postado por
Isa
em
quinta-feira, abril 03, 2008
6
comentários
terça-feira, 1 de abril de 2008
Marilu esta de parabéns...
Postado por
Isa
em
terça-feira, abril 01, 2008
5
comentários
segunda-feira, 31 de março de 2008
Com ternura me despeço de ti...Rosarinho.
Até um dia Rosarinho...
Uma colega da escola preparatória, hoje mulher e mãe, despede-se da vida aos 40 anos.
Detectou uma leucemia à 15 dias em exames de rotina. Encaminhada de imediato para o hospital, mas por razões que a razão desconhece, despediu-se dos dias hoje pela manhã.
Gosto tanto de ti Rosarinho!
Postado por
Isa
em
segunda-feira, março 31, 2008
18
comentários
terça-feira, 25 de março de 2008
A Aida está de parabéns.
Postado por
Isa
em
terça-feira, março 25, 2008
5
comentários
segunda-feira, 24 de março de 2008
Umas miudezas de fazer inveja!
Postado por
Isa
em
segunda-feira, março 24, 2008
6
comentários
quinta-feira, 20 de março de 2008
Não tenho já paciência para paciente... agora quero ser voluntária.
Postado por
Isa
em
quinta-feira, março 20, 2008
6
comentários
quarta-feira, 19 de março de 2008
Parabéns Helena... e carradas de Saude!!!!!
"Olà sou a Helena.Gostei de ler estes comentarios sobre tratamento do cancro...quimioterapia!Estou neste mmt a fazer quimioterapia a um crancro que me apareceu nos,intestinos.Fui operada e,espero que corra tudo bem pois,estou longe de minha familia a enfrentar tudo sozinha...ajudem me,tenho medo" Haline 27 de Setembro de 2007.
E foi com este comentario a um post meu sobre a quimioterapia, que descobri a Helena. Não mais "nos largamos", comecei a descobrir a bonita mulher que estava debaixo daquela capa de sofrimento e alguma solidão. Acompanhamos o caminho uma da outra até aqui e de todas as outras amigas. E a Helena passou a ser alguem que estava comigo no inicio da noite, ao jantar, em todos os momentos que estivessemos no "cafezinho virtual". E chegou o momento em que a minha amiga... a nossa amiga vai regressar a Portugal, curada.
Será nos proximos dias, o regresso da mala de cartão juntamente com esta marvilhosa pessoa,
ao nosso país, á sua familia. E não posso deixar de lhe prestar a homenagem possível pelo tanto que lutou no meio de tanta incerteza, falta de esclarecimento e de solidão.
Este aniversario vai ser o inicio da tua nova vida. Que mais te posso desejar?.... só carradas de saude e mainada.
Postado por
Isa
em
quarta-feira, março 19, 2008
13
comentários
terça-feira, 11 de março de 2008
Parabéns Soraia.
A menina da nossa querida Anixinha, faz anos hoje.
Soraia, desejo-te muita felicidade ao longo desta caminhada que é a vida. Cada ano servirá para te lembrar que a vida vale a pena. Que faz sentido, lutar por aquilo que se quer. Enfim, lambermos as feridas e sorrir a um novo dia.
Mas hoje é dia de festa, e estamos proibidos de escrever coisas que não te façam sorrir. Por isso, sorri, diverte-te, abraça a vida .Porque hoje é o teu dia. Hoje e Sempre.
Beijinhos querida, muitos beijinhos. Estou sempre por aqui.
Postado por
Isa
em
terça-feira, março 11, 2008
11
comentários
segunda-feira, 10 de março de 2008
Até sempre querida...Buba.
Postado por
Isa
em
segunda-feira, março 10, 2008
9
comentários
terça-feira, 19 de fevereiro de 2008
Até um dia amigo Patarra...

"Entalada" em fila de transito na saida de Setubal em direcção á Azeitao, telefonaram-me da escola onde está o meu filho, para que o fosse buscar.Demorei duas horas e meia a percorrer 12 kms. Em Azeitao, estava muito dificil conseguir andar pelas ruas, devido ao deslizamento de pedras e terras, estava um lamaçal escorregadio, até preocupante para as viaturas. Faleceu uma senhora que foi arrastada pela agua, e entalada debaixo de um carro.
Como se não bastasse a minha sala tambem recebeu a sua dose de agua, mas nada que não controlasse na hora seguinte. Lareira a arder pela tarde fora, para aquecer a sala e a alma.

Mas igualmente mau ou bem pior, para todos nós que o perdemos, foi a partida do meu amigo de longa data. Aos 50 anos deixa uma vida que se mostrava linda e preenchida, até lhe ter aparecido uma doença com o nome feio, que nós bem conhecemos. Durante algum tempo deu-lhe luta e ontem partiu.
O Carlos Patarra, é uma criatura do melhor que se pode encontrar de camaradagem, como marido e pai, fomos durante algum tempo, amigos assiduos de saidas semanais para jantar, para um copo em qualquer parte de diversão, férias no Algarve, onde contavamos anedotas e nos riamos de tudo e de nada pela noite fora. Eu e o meu namorado, ele e a esposa semeamos bons momentos à uns anos atras. e agora sem que eu me apercebesse da gravidade da doença que o levava, ele foi serenamente ontem, enquanto a chuva caia destemidamente arrastando as lagrimas de tantos que o adoram.
Postado por
Isa
em
terça-feira, fevereiro 19, 2008
21
comentários
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008
TEU CANCRO MEU
de Ana B. de Santo Antonio será lançado dia 28 deste mês, na Fnac de Santa Catarina no Porto. E como eu estou "de rastos", porque não vou lá conseguir estar presente para dar um abraço a esta grande mulher, sendo assim, quem puder vá até lá e depois venha cá contar como foi.
" Ofereço os direitos integrais de autora à Liga Portuguesa Contra o cancro", palavras transcritas da autora. Este livro é um testemunho sobre um adenocarcinoma do estômago, detectado a tempo.
Desejo que este lançamento seja abençoado pela presença de muitas pessoas, que sabem o significado que testemunhos reais e vitoriosos teem. Sabem o bem que nos faz ler e acreditar que connosco também vai ser assim. E já agora tambem desejo que venda bastante.
Para além de tudo que já disse, resta agradecer a Ana a sua bondade com tal dádiva à sociedade.
"Que tudo continue bem consigo e com o seu companheiro, e venham cá sempre visitar-me. A mim e a todos os Amigos do Coração"...
Porque "Juntos somos mais fortes".
Postado por
Isa
em
quarta-feira, fevereiro 13, 2008
14
comentários
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008
Somos assim... Unidos...
Postado por
Isa
em
sexta-feira, fevereiro 08, 2008
7
comentários
quinta-feira, 31 de janeiro de 2008
quinta-feira, 24 de janeiro de 2008
Boazona como o milho!...eu e as outras...ah pois é!
Dia 24 de janeiro, trabalhei no escritório de manhã, e pelas 13.15 eu e a minha amiga Mena, estavamos na sala de espera das consultas externas para consulta com o Dr Frederico. A minha amiga parecia uma gralha, tanto falava que não me dava quase espaço para eu meter um queixume pequenino pelo meio. Mas ela tem um encadeamento logico dos acontecimentos e é uma sábia.Daquelas pessoas que ouvimos, ouvimos, adormecemos , acordamos e ela sempre com assuntos logicos ou não, mas que fazem sentido, e ajustados ao acontecimento na altura. É
uma menina do melhor...é ela que vai sempre comigo aos encontros com o Dr Frederico.E a malandreca ja me fez um ultimatum:" ou escreves o livro até Junho, ou passas a vir sozinha às consultas!". É muito dura a minha amiga, mas é uma impulsionadora do meu crescimento intelectual.Mesmo em relação á minha volta à universidade, ela quer lá ir à secretaria e tal. É um grande problema que ali tenho.
Postado por
Isa
em
quinta-feira, janeiro 24, 2008
20
comentários
quarta-feira, 23 de janeiro de 2008
Maravilhosas criaturas.

Postado por
Isa
em
quarta-feira, janeiro 23, 2008
25
comentários
terça-feira, 22 de janeiro de 2008
.Grau de deficiência...shiiiiiii....para quê???
Urinol do Castelo de S.jorge
Dia 21 deste mês, ontem, fui a uma junta médica para finalmente sair o veredicto da deficiência atribuida a minha humilde pessoa. Já era esperada à algum tempo, mas mete-se pelo meio as festas e a coisa é violentamente atrasada. Mas para mim, nem me enche nem me vaza!... é um protocolo a seguir mas sem muita importância. E agora com a alteração da lei, no inicio do ano, piorou...nem o misero imposto de circulação é pago ( o selo da viatura). Ainda não aprefundei bem o tema...mas ainda tenho de o perceber.
Antes de ser atendida, Enquanto esperava na sala, ia observando os outros utentes que aguardavam junta médica como eu. Visivelmente atacados. Um com um valente ataque de tosse, devia ser nervoso miudinho. Outro, lia um livro de pernas para o ar. E uma deficiente motora, numa cadeirinha, reclamava, reclamava os noventa centimos que todos pagamos pela junta medica. Ela era a unica com algum discernimento intelectual:" Se sou deficiente, estou isenta e tenho de pagar noventa centimos para quê??? é para você beber café?...
Outro falava ao telemovel: " é pá qual é o teu problema, a minha mulher deu lá uma festa, só de mulheres, uma das gajas entupiu-me a sanita com um penso higienico, e agora querem o quê?... eu não vos pago para tratarem disso?!"...
lá dentro até os médicos tinham um arzinho pouco eficiente. Entrei,e o tempo sentada foram uns cinco minutos, se tanto. Abri a boca para o bom dia, e para perguntar se tinham junto o ultimo documento entregue. Foi-me atribuido 66% de deficiência e logo ai eu fiquei apreensiva: "Porque raio tinham de me atribuir logo dois algarismos 6? eu não sou supersticiosa mas no meu caso há que evitar estas causalidades. Se houvesse mais um seis estava bem tramada! ...e sai desesperadamente disparada com a folha de papel na mão.
Que maravilha...se estiver viva, la para os 49 anos passo a ser eficiente. Mas e os 33 gânglios que me retiraram e já não me nascem?... hum...há para aqui qualquer subtileza que está salvaguardada da minha humilde compreensão. Eu desgangloriada e eficiente a 100%?...está bem...quem me dera voltar à normalidade. Nasceu-me uma alma nova à conta do delegado e respectivos subordinados públicos.
Em casa, em alteração ao seu quatidiano laboral, o meu marido resolveu alterar tres vezes por semana o horario do bar. Para festejarmos, resolvi fazer um bacalhau dourado no forno, que me deu uma trabalheira. A mesa ja posta, a sala com a arrumação mais ou menos controlada em relaçao aos brinquedos do Miguel e do cão. Depois de tudo isto: vinte uma e trinta e eu com uma soneira e um cansaço que resolvi deitar-me com o miudo. Mensagem pelo telemovel: desculpa lá...o sono venceu mais uma vez as honras da casa. "Quando chegares ha bacalhau no forno".
Que se lixe... há dias que parecem noites. E noites que são autêntico breu.
Amanhã, dia das analises e surprise!!!! encontro com fotos e tudo, nem se ponham a adivinhar, não é só com uma...são mais...vai ser uma farra!
Postado por
Isa
em
terça-feira, janeiro 22, 2008
16
comentários
quarta-feira, 16 de janeiro de 2008
Merda...merda...merda ...merda de medo este!
Nao pudemos acumular desencantos, muito menos frustrações. Temos de saber enfrentar o dia, acolher a noite sem medo e acordar novamente com a energia e a esperança de uma criança. Uma criança que não sabe o que o dia lhe reserva, mas tambem não sente a importância de o saber.
Postado por
Isa
em
quarta-feira, janeiro 16, 2008
21
comentários
sexta-feira, 4 de janeiro de 2008
Cá vai disto...extensões capilares.
Postado por
Isa
em
sexta-feira, janeiro 04, 2008
14
comentários